Campus Arapiraca participa de campanha sobre saúde mental

Campanha Janeiro Branco encerrou com atividades e reflexões
Por Ascom Ufal
05/02/2019 11h42 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h01
Ação "Reflexões Flutuantes" continha mensagens positivas em balões. Foto: Arquivo pessoal

Alunos do curso de Medicina do Campus Arapiraca promoveram, em dois dias, ações de extensão alusivas ao mês que alerta sobre a saúde mental. O projeto Janeiro Branco: vamos falar de saúde mental?! coordenado pela professora Raquel de Lima Santos proporcionou um momento cultural com musicoterapia no horário do almoço para a comunidade do campus.

No primeiro de atividades, o grupo transmitiu mensagens que ressaltam a importância do entretenimento para a saúde mental, especialmente por meio da música e da interação social. A apresentação, em voz e violão, foi do cantor local Daniel Queiroz. Também houve panfletagem sobre o que é a campanha e orientações sobre os locais indicados a procurar para pedir ajuda.

E num segundo momento, no último dia 29, os estudantes realizaram o que denominaram de Reflexões Flutuantes, durante o intervalo das aulas, no pátio da Universidade. Foram expostos balões contendo frases em referência à saúde mental e à valorização da vida. A ideia era que os participantes estourassem o balão e, após ler a mensagem, pudessem abrir um diálogo com os alunos e organizadores da ação.

Para encerrar, o projeto proporcionou um momento de atividades físicas, estimulando a prática para melhorar a qualidade de vida, o que reflete na saúde mental.

Sobre a campanha e o projeto

Janeiro Branco é uma campanha destinada a trazer à tona temas da Saúde Mental em busca de prevenção ao adoecimento emocional. O projeto trabalha por meio da música, mensagens escritas e dinâmicas para tocar individualmente as pessoas. Entre os objetivos estão promover a articulação ensino-serviço-pesquisa; despertar no público a importância da atenção à saúde mental; estimular a prática de atividades físicas e a qualidade de vida; além de fazer sugestões sobre as diversas estratégias e recursos que podem ser utilizados em favor da saúde mental.