Prova para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes será dia 24

Preenchimento do Questionário do Estudante (QE) transcorre até o dia 21; na Ufal estão habilitados a participar da prova 825 concluintes
Por Diana Monteiro - jornalista
13/11/2019 07h15 - Atualizado em 19/11/2019 às 11h20

As provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Exame) 2019 serão aplicadas em todo o Brasil no dia 24 deste mês, totalizando 434.859 estudantes em todo o país. Na Universidade Federal de Alagoas estão habilitados 825 concluintes, mas para participação no Exame é exigido, como requisito, o preenchimento do documento denominado de Questionário do Estudante (QE), com prazo de encerramento até às 23h59 (horário de Brasília) do próximo dia 21.

“Dos 825 habilitados, deste total preencheram o Questionário 746 estudantes, estando ainda pendentes 79 concluintes inscritos. O Inep alerta que tanto o questionário como a participação na prova são as duas ações obrigatórias para obter regularidade no Enade”, frisa Jusciney Carvalho, responsável pela Procuradoria Educacional Institucional (PEI) da Ufal.

O Enade 2019 avaliará os cursos das áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e os cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança. No dia 8 deste mês o Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou o Cartão de Confirmação da inscrição, cujo documento traz informações sobre o local de prova, horários e atendimentos, segundo Jusciney, se solicitados e aprovados. Ela aproveita para reforçar:

“O cartão deve ser acessado pelo Sistema Enade, após preenchimento do CPF e da senha cadastrada no primeiro acesso do estudante. Para visualizar o cartão os inscritos devem preencher o Questionário do Estudante, que é um requisito para a colação de grau. Os coordenadores de curso também conseguem visualizar um relatório com os locais de prova dos estudantes de seu curso, pelo Sistema Enade, mas não haverá divulgação pública dos locais de prova”, reforça a procuradora institucional.

Exame Nacional

O Enade é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação composto por uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes e um Questionário do Estudante. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição. Apenas os concluintes precisam fazer a prova e preencher o questionário. No histórico escolar do estudante, ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade, requisito para colação de grau em cursos de graduação.