Sorriso de Plantão abre 70 vagas para voluntários do projeto

Estudantes de todos os cursos e instituições podem se candidatar; Confira cronograma da seleção
Por Ascom Ufal
30/01/2019 12h57 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h01
Projeto recebe inscrições até 1º de março

Projeto recebe inscrições até 1º de março

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do projeto de extensão Sorriso de Plantão. Estudantes universitários de qualquer área de ensino podem se inscrever online até o dia 1º de março. Para a seleção do ciclo 2019/2020, serão selecionados 70 voluntários. 

São aptos a participar os estudantes matriculados a partir do primeiro período, de todas as instituições de ensino superior de Alagoas, independente do curso, que disponham de sábados livres a cada 15 dias. 

Na plataforma de inscrição, os interessados devem preencher o formulário online e anexar RG, CPF, comprovante de residência atualizado, comprovante de inscrição/matrícula em instituição de ensino superior e cartão de vacina atualizado. Os candidatos que não conseguirem tomar a vacina da varicela devem comunicar no ato de inscrição. 

A seleção

O processo seletivo consiste em quatro etapas: realização da inscrição com anexo de toda a documentação exigida, prova escrita, entrevista e apresentação artística. Na prova escrita, marcada para 9 de março, o candidato deverá responder como se comportaria, enquanto potencial integrante, diante das situações apresentadas. Neste dia, os candidatos devem levar uma opção de brinquedo da lista anexada ao edital. 

A entrevista e a apresentação artística acontecem nos dias 23 e 24 de março. Na apresentação, o candidato deve apresentar suas habilidades artísticas e/ou musicais. Os participantes serão divididos em grupos e precisam comparecer no horário marcado. 

O edital completo está disponível aqui.

O projeto

O Sorriso de Plantão é um projeto de extensão voluntário que completa 17 anos de atuação em Maceió, resultado de uma parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Todos os sábados, estudantes universitários se fantasiam de palhaços doutores e visitam pacientes em diversos hospitais da capital alagoana. 

Em 2019, mais um hospital foi contemplado com o projeto, totalizando seis unidades de saúde que recebem as visitas semanais dos voluntários. São eles: Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa/Ufal), Hospital Geral do Estado (HGE-AL), Hospital Escola Dr. Hélvio Auto (HEHA/Uncisal, antigo HDT), Hospital Daisy Brêda e Santa Casa de Misericórdia de Maceió – Unidades Farol e Rodrigo Ramalho (nova unidade de atuação). 

Confira o cronograma

Inscrições – 28 de janeiro a 1º de março (até 23h59)

Prova escrita – 9 de março, às 9h no mega auditório, localizado no primeiro andar do prédio sede da Uncisal

Entrevistas e apresentações – 23 e 24 de março, das 9h às 17h (em horário pré-definido e divulgado através do site e redes sociais do projeto)