Estudantes de jornalismo realizam 2° Mostra Universitária de Documentários

Evento encerra período letivo de 2017.2 da disciplina de Oficina de Produção Audiovisual
16/05/2018 às 11h33

Thalis Firmino - estudante de jornalismo

 

Atrelando teoria e prática, graduandos do curso de jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), exibem, no próximo dia 29/05, às 19h45, no Cine Arte Pajuçara, a segunda edição da Mostra Universitária de Documentários.

Ao todo, seis curtas-metragens de aproximadamente 20 minutos e com temas que abordam aspectos de memória, história e direitos humanos serão apresentados. As produções são resultados dos trabalhos desenvolvidos na disciplina de Oficina de Produção Audiovisual, do referido curso, sob supervisão e orientação da professora Raquel do Monte. A ação, além de externizar as produções acadêmicas, também tem por objetivo captar recursos para contribuir e movimentar o Centro Cultural Arte Pajuçara.


Haverá emissão de certificado aos participantes e os ingressos custam R$ 10 reais, podendo ser adquiridos por meio do contato com os organizadores através do Facebook


O Cine Arte fica localizado na Av. Dr. Antônio Gouveia, nº 1113, no bairro da Pajuçara, em Maceió.


Sinopses dos curtas: 


Título: Alguém Ainda Ama Você
Produção: Camilla Bibiano, Marta Alexandre, Milenna Paulino, Milton Guedes e
Ulisses Abílio
Sinopse: Pessoas vivem carregando histórias que não são suas. Assim se fez o objeto deste documentário: da vontade de descobrir os pesos das influências que se carregam da infância, de pessoas importantes que passaram e a reverberação disso em outras pessoas. O documentário traz a história de dois personagens: Margarida, clarinetista aposentada, professora de flauta, conta de sua vivência na música clássica; Bispo, professor de comunicação, relembra as influências musicais alternativas da adolescência. Ambos comentam sobre o "amor"; que receberam; sobre o "amor" passam a diante.

Título: (A)provação
Produção: Anna Clara Souza Sales, Leonardo Jorge e Tiago di LucasSinopse: Cinco pré vestibulandos contam suas histórias, dores e angústias que surgiram a partir de um objetivo comum: a tão sonhada aprovação em Medicina.

Título: Entre a Rua e o Palco
Produção: Dayvson de Oliveira, José Esmerino, Maykson Douglas e Thalis Firmino
Sinopse: Duas mulheres transexuais, duas histórias e os caminhos que se encontraram entre a rua, o sexo e a arte. Neste documentário, Natasha Wonderfull e Cindy Bellucci, relatam suas trajetórias na prostituição, dão voz e desabafam sobre a negligência aos movimentos de minorias, além das dificuldades por oportunidades no mercado de trabalho e os projetos artísticos e culturais de inclusão que são desenvolvidos pelas personagens em Alagoas.

Título: Frutos da Lagoa
Produção: Débora Siqueira, Kerolaine Costa, Lucas Araújo e Mark Augusto
Sinopse: O documentário universitário Frutos da Lagoa aborda a vida de pescadores e marisqueiras de uma vila de pescadores às margens da Lagoa Mundaú, no bairro de Fernão Velho, em Maceió. Confira os dilemas e nuances de
homens e mulheres frutos da lagoa. Não é história de pescador.

Título: Lembrança do Pontal
Produção: Janyelle Carla Vieira e Pedro Vianna
Sinopse: O documentário conta por meio dos moradores do bairro a história e cultura do lugar, que nasceu antes  mesmo de Maceió. Além disso, o curta irá mostrar como o bairro está sendo transformado pelas mudanças do progresso e como seus habitantes enxergam o futuro em face a um passado tão distante e cheio de histórias.

Título: Troco Likes
Produção: Felipe Miranda, Franklin Lessa e Ingryd Rodrigues
Sinopse: Carol Gaia (@carolinagaia), Kel Ferreti (@grupoferreti) e Thalita Oliveira
(@dicasdathatynha) são nomes conhecidos no mercado digital em Alagoas. Em “Troco Likes”, os digitais influencers contam a trajetória de como chegaram aos seus milhares de seguidores e revelam como é se manter dentro de um nicho tão instável que é a internet.