Eleição do DCE será decidida pelo Conselho de Entidades de Base

O quórum atingido foi de 11,13% dos alunos votantes
24/05/2018 às 10h07

Sara Graziele - estagiária de Jornalismo 

Na última sexta-feira (18), foram encerradas as eleições para o Diretório Central dos Estudantes (DCE) Quilombo dos Palmares.  A votação, realizada entre os dias 16 e 18, não conseguiu atingir o quórum reduzido definido para a eleição no Conselho de Entidades de Base (CEB), que seria de 15% (4.125 votos) dos alunos aptos a votar. A comissão eleitoral decidiu, então, por maioria simples, processo assegurado pelo estatuto do DCE, apurar os votos e levar o resultado para ser referendado ou não na próxima reunião do CEB. 

A votação atingiu 11,13% do quórum, o que equivale a 3.062 votos. Na apuração, a Chapa 3 obteve  41,3% do total. As chapas 1 e 2 obtiveram, respectivamente 22,9 % e 30,2%. Os votos brancos e nulos somaram 5,4% do resultado. 

Devido à diferença entre a lista de votantes e o número de votos presentes e assinaturas nas listas de pessoas que não pertenciam às unidades, as urnas do Cedu e do Campus Arapiraca foram impugnadas e não contaram para o resultado do pleito. 

Com o resultado obtido, a comissão eleitoral convocou o CEB para o dia 27 de junho, segunda semana de aula de 2018.1. Na reunião, os centros e diretórios acadêmicos votantes devem decidir se o resultado da eleição será referendado ou se será convocada uma nova eleição.

Os números detalhados estão disponíveis na página da comissão eleitoral.