Proinart contempla 22 projetos nos três campi da Ufal

Prazo para cadastro dos aprovados no Sigaa é até quinta-feira

17/08/2016 08h21 - Atualizado em 22/08/2016 às 08h56
Dos 44 projetos inscritos, 22 foram aprovados

Simoneide Araújo - jornalista colaboradora

Dos 44 projetos inscritos, 22 foram aprovados no Programa de Iniciação Artística (Proinart) e contemplam unidades da Universidade Federal de Alagoas na capital e no interior. Desse total, 15 receberão o número de bolsas solicitadas. Os outros sete foram atendidos de acordo com o Edital 03/2016. Os contemplados têm até a próxima quinta (18), para cadastrar no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

O coordenador de Assuntos Culturais, Ivanildo Piccoli, esclarece que os ajustes precisaram ser feitos devido ao grande número de projetos para um total de 74 bolsas. “Se pudéssemos, atenderíamos a todos sem cortes, mas infelizmente está sendo a nossa realidade. Quem solicitou até cinco bolsas foi totalmente contemplado. Os projetos maiores, que pediram acima desse número vão receber, no mínimo cinco bolsas”, ressaltou.

A avaliação foi feita pela professora da Ufal, Nadir Nóbrega, e Marcos Sampaio, da Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió, que atribuíram notas aos projetos em separado. Coube à Coordenação de Assuntos Culturais (CAC) da Pró-reitora de Extensão fazer a média e aprovar os que obtiveram nota acima de 60 pontos.

Do Campus do Sertão, foram aprovados Abí Axé Egbé (nota 88), Relações Étnico Raciais (nota 82), Coro Campus do Sertão (76) e Caravana Alto Sertão (74). O Campus Arapiraca foi contemplado com Museu do Rio (Unidade de Penedo, nota 71), Ilustrando Plantas do Semiárido (70) e Rádio Bacamarte (65).

A Escola Técnica de Artes (ETA) teve quatro aprovados: Cocar de Histórias (85), Duo Massayó (76), Quarteto de Saxofone Itinerante (61) e Contando, Ouvindo e Recontando Histórias (60). Já as unidades de Maceió foram contempladas com 11 projetos: Faculdade de Arquitetura – Cidades e Signos (nota 83); Centro de Ciência Agrárias – Café com Agroecologia (77) e TV Agroecologia (70); Instituto de Ciência Humanas, Comunicação e Artes – Coco Alagoano (Teatro, nota 74), Baque Alagoano (Música, nota 71), Mercado Público do Artesanato (Comunicação, nota 70) e Poesia Itinerante (Teatro, nota 70); Instituto de Química e Biotecnologia – Coisa Nossa (73); Centro de Educação – Teatro do Oprimido (72); Faculdade de Medicina – Prescrição do Dia (70); e Centro de Tecnologia – Luminaturas (nota 61).