Maceió sedia evento científico com pesquisadores e estudantes de 38 países

Previsão de receber mais de dois mil pesquisadores do mundo e contará com a participação das ministras de Ciência e Tecnologia do Brasil e de Portugal
Por Verónica Savignano - Assessoria
29/09/2023 14h38 - Atualizado em 29/09/2023 às 18h50

Começa neste domingo, dia 1º de outubro, a 21ª edição do B-MRS Meeting, um dos principais eventos de Ciência e Tecnologia de Materiais realizados na América Latina. A conferência, que ocorre anualmente desde 2002 em diferentes cidades do Brasil, neste ano acontecerá, pela primeira vez, em Maceió - AL, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

Pesquisadores e estudantes de 38 países e de todas as regiões do Brasil vão discutir, até 5 de outubro, avanços no estudo e no desenvolvimento dos mais diversos materiais e das suas possíveis aplicações no dia a dia das pessoas. Dois professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) coordenam o evento, que é realizado pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMAT).

Mais de 2.400 pesquisadores de todas as idades se inscreveram para participar do evento, onde apresentarão seus trabalhos de pesquisa e poderão aproveitar a programação, que inclui palestras, minicursos e exposição de estandes, entre outras sessões. O evento está dividido em 25 temas que cobrem os mais diversos tipos de materiais [inteligentes, bidimensionais, biodegradáveis, luminescentes etc.] e as suas aplicações nas áreas de saúde, energia renovável, agricultura, remediação ambiental, eletrônica e impressão 3D, entre outras.

Sob a coordenação dos professores da Ufal, Carlos Jacinto da Silva, do Instituto de Física, e Mario Roberto Meneghetti, do Instituto de Química e Biotecnologia, mais de cem pesquisadores de 15 países participam da organização do evento.

Destaques do programa

Um destaque da programação será a mesa redonda sobre oportunidades para a pesquisa em materiais no Brasil e em Portugal, que será realizada no dia 2, segunda-feira, das 9h às 10h. Para discutir o assunto, o painel reunirá a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Santos; a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Elvira Fortunato; o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, Fábio Guedes Gomes; e a presidente da SBPMAT, Monica Cotta.

Outro destaque serão as seis palestras plenárias que, ao longo do evento, serão proferidas por destacados cientistas da Alemanha, Espanha, França, Índia, Itália e Portugal. Esses pesquisadores vão abordar temas de grande impacto científico, econômico e social: nanomateriais para diagnóstico e tratamento de doenças, dispositivos eletrônicos fabricados por métodos de impressão, materiais para descontaminação de águas, nanomateriais produzidos a partir de resíduos de biomassa.

Além disso, haverá homenagens a pesquisadores brasileiros de destacada trajetória e, no final do evento, a cerimônia de entrega dos prêmios para estudantes, os quais distinguem os melhores trabalhos de pesquisa apresentados no evento por estudantes de graduação e pós-graduação.

Mais informações e contatos

Site do evento: https://www.sbpmat.org.br/21encontro/

Local do evento: Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. Rua Celso Piatti – Jaraguá, Maceió.

Idioma do evento: A maioria das sessões será realizada em idioma inglês. A mesa-redonda com participação das ministras de C&T do Brasil e Portugal será realizada em português.

Contato para credenciamento de jornalistas e assessoria de imprensa: Veronica Savignano - (54) 9231-9110 (WhatsApp).