Ufal recebe homenagem com Selo de Universidade Amiga da Justiça Eleitoral

Título é dedicado a instituições que auxiliam o TRE no Programa de Mesário Voluntário
Por Izadora García - relações públicas / Fotos Renner Boldrino
29/07/2022 17h08 - Atualizado em 29/07/2022 às 17h09
Professor Felipe Lôbo, o presidente do TRE/AL, Otávio Leão Praxedes, o reitor Josealdo Tonholo e o pró-reitor Alexandre Lima

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) recebeu o Selo de Universidade Amiga da Justiça Eleitoral, dedicado a instituições de ensino superior que assumem o compromisso de estimular a participação de estudantes no Programa de Mesário Voluntário. A solenidade aconteceu na tarde de quinta-feira (28), no prédio do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL).

Na ocasião, o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, se reuniu com o presidente do TRE/AL, Otávio Leão Praxedes, para a entrega do certificado. Também estiveram presentes à cerimônia, o pró-reitor Estudantil, Alexandre Lima, o vice-diretor da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA), Filipe Lôbo Gomes, e o professor aposentado da FDA, José de Melo Gomes, além de representantes de outras instituições de ensino superior: Unit, Cesmac, FRM, Seune e Uninassau.

“É com muita alegria que recebemos esta homenagem do Tribunal Regional Eleitoral, como reconhecimento do trabalho que a Universidade Federal de Alagoas vem fazendo no sentido de fortalecer a democracia no nosso estado. Da mesma forma, cumprimentamos o TRE e toda a justiça eleitoral brasileira pelo empenho em fazer com que nossos pleitos sejam processos reconhecidamente confiáveis”, agradeceu Tonholo.

Durante o evento, a confiabilidade do processo eleitoral eletrônico foi reafirmada. “A própria sociedade civil tem reconhecido a legitimidade e a confiança nas eleições, na urna eletrônica e em todos aqueles que fazem parte do poder judiciário e das instituições do sistema de justiça eleitoral”, afirmou o desembargador presidente do TRE/AL, Otávio Leão Praxedes. “Havia uma crescente preocupação com relação ao respeito do resultado das urnas, mas percebemos que a população vem dando respostas no sentido de ratificar a credibilidade do processo”, complementou.

Programa de Mesário Voluntário

Em 2020, a Ufal firmou convênio com o TRE/AL para o Programa de Mesário Voluntário, que cadastra universitários das instituições conveniadas interessados em atuar nas eleições. O objetivo do programa é de estimular a atuação estudantil no processo democrático, bem como de garantir o fortalecimento da relação entre a Justiça Eleitoral e a comunidade, por meio de pleitos mais transparentes e participativos.

A atuação como mesário garante aos estudantes das instituições conveniadas 30 horas complementares na carga horária extracurricular. Além disso, a participação no pleito também pode servir como critério de desempate em concursos públicos, para a promoção de servidores e proporciona dispensa remunerada do trabalho pelo dobro do dia das convocações.

Para fazer a inscrição no Cadastro Reserva de Mesário é necessário preencher o formulário no site do TRE/AL. Estão aptos a participar eleitores, maiores de 18 anos, em situação regular perante a Justiça Eleitoral, desde que não sejam parentes de até segundo grau de candidatos, nem membros de diretórios de partidos políticos, autoridades e agentes policiais e funcionários de cargos de confiança do Executivo.

Para mais informações, acesse Programa Mesário Voluntário — Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (tre-al.jus.br) e acompanhe a campanha do TRE nas redes sociais da Ufal.