Ufal vai eleger os novos diretores para o próximo quadriênio

Também será escolhida a diretoria geral, acadêmica e administrativa dos campi fora de sede a partir do dia 30 de maio
Por Manuella Soares - jornalista
25/05/2022 10h57

As unidades acadêmicas da Ufal e os campi fora de sede se preparam para escolher seus próximos diretores para o quadriênio 2022-2026. O Conselho Universitário (Consuni) aprovou as orientações gerais sobre o processo eleitoral, que ocorrerá de forma remota, por meio de sistema de votação eletrônica gerenciado pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da Ufal (NTI).

Serão escolhidos os diretores e vices das 23 unidades acadêmicas do Campus A.C. Simões, e os diretores gerais, administrativos e acadêmicos dos campi Ceca, Arapiraca e Sertão. A consulta vai ser realizada de forma paritária, assim, cada segmento – docente, discente e técnico – representa um terço do percentual de votos válidos.

Cada unidade montou suas comissões eleitorais e ficou responsável por estabelecer normas específicas e complementares para o pleito. As inscrições e homologações das chapas também foram de responsabilidade das comissões internas.

De acordo com o cronograma aprovado pelo Consuni o primeiro turno das eleições começa na próxima segunda-feira (30) e vai até 10 de junho. Nesse período, cada unidade vai disponibilizar dois dias consecutivos de votação para a comunidade acadêmica. A lista de votantes aptos será fornecida pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da Ufal (NTI).

O link para votação será enviado para os e-mails institucionais, sendo garantido o voto individual, secreto e facultativo. Até esta sexta-feira (27) ainda é possível regularizar o acesso ao e-mail institucional junto ao NTI, quando encerra o prazo para inserção de nomes no sistema de votação eletrônica.

Na impossibilidade do uso do sistema pelo eleitor, o voto poderá ser registrado em cédula impressa. Cabe à comissão constituir uma mesa para votação presencial, se for o caso. Veja no anexo o regulamento que dispõe sobre os votantes e os detalhes da eleição.

Confira o calendário:

30 e 31 de maio – Ceca, Cedu e Ctec

31 de maio e 1º de junho – ICF , FAU e FDA

1º e 2 de junho – Feac, Fale e Famed

2 e 3 de junho – Fanut, Foufal, FSSO e Icat

3 e 4 de junho – ICBS, IC e ICS

7 e 8 de junho – IF, Igdema, Ichca e IM

8 e 9 de junho – IP, IQB, Iefe e Eenf

9 e 10 de junho – campi Arapiraca e do Sertão

Nas unidades que não ofertam curso noturno, o pleito encerra às 17h e nas que dispõem de cursos noturnos é possível votar até às 21h. Após apuração, se não houver candidatura com 50% + 1 voto válido alcançado a eleição será decidida em segundo turno, que está marcado para os dias 14 e 15 de junho.

A Secretaria de Conselhos Superiores (Secs) vai fazer a guarda das urnas para as unidades que solicitaram e a apuração dos votos será feita de forma presencial, na sede das respectivas unidades acadêmicas. O resultado vai ser divulgado pelas comissões internas, por meio de Ata para homologação do Conselho da Unidade e posterior nomeação pelo reitor.

O reitor Josealdo Tonholo fará a posse coletiva dos eleitos no dia 1º de julho.