Ufal e Pnud debatem curricularização das universidades do Nordeste

Reunião foi primeiro passo para a estruturação das UF´s nordestinas para disseminação dos ODS no país
Por Ascom Ufal
05/08/2021 18h38

A Universidade Federal de Alagoas, em reunião com representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), debateu a curricularização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas uUniversidades do Nordeste. Representando a Ufal estiveram presentes ao encontro virtual o reitor Josealdo Tonholo; o assessor internacional da Universidade, Niraldo Farias, e o pró-reitor estudantil, Alexandre Lima.

Tonholo destaca a importância da reunião. “A ideia é estruturar as Universidades Federais do Nordeste para que sejam um polo de disseminação de ODS no país, em formato de Rede”, disse. Os ODS são uma série de ações definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Segundo Niraldo Farias, a participação da Ufal, como instituição federal, situada no Estado de Alagoas, na região Nordeste, é da maior relevância, tanto para o desenvolvimento regional, quanto para a integração com as outras instituições federais dos outros estados nordestinos. “Além disso, como se trata de um projeto que envolve uma instituição como o Pnud, fica bastante evidente o impacto positivo que esta cooperação causará no próprio processo de internacionalização da nossa universidade”, afirmou.

A reunião, que aconteceu no mês de julho, teve o objetivo de discutir a apresentação de um projeto das universidades federais do Nordeste vinculadas a Rede de Universidades Federais do Nordeste (Rene) da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), para o desenvolvimento da região, tendo como foco os ODS da ONU.

Farias defende que curricularizar os ODS significa, assim, promover a internalização deles, com a consolidação da cultura ODS nas universidades. “De algum modo, a curricularização da extensão na Ufal facilitará muito este processo, uma vez que muitos desses projetos com perfil voltado para os ODS, têm um caráter extensivo, muitos deles caracterizados como pesquisa-ação”, explicou o assessor.

A reunião contou com a participação de Leonel Leal Neto (Pnud/BA), Assessores Internacionais da Rede Nordeste e Iure Paiva, da Rene da UFPB, além do reitor da Universidade Federal do Piauí, Gildásio Guedes.