HU da Ufal implanta 100% dos módulos do sistema de gestão hospitalar da Ebserh

O AGHUX é a mais nova versão do aplicativo e mantém o foco no atendimento ao paciente
Por Simoneide Araújo - jornalista
09/07/2021 10h20
Durante a reunião de terça-feira, o gerente de Assistência à Saúde, Francisco Costa, destacou o trabalho de parcerias entre as várias áreas do HU

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Universidade Federal de Alagoas dá mais um importante passo rumo à transformação digital, uma padronização das práticas assistenciais e administrativas. É o segundo a implantar todos os módulos do sistema de gestão hospitalar, o AGHUX, adotado como padrão para todos os Hospitais Universitários Federais vinculados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). E foi o primeiro da rede a trocar 100% do seu sistema de gestão hospitalar, que era pago, pelo AGHUX.

Agora o novo sistema já é uma realidade. Em reunião realizada na terça-feira (6), o coordenador do Núcleo Gestor de Implantação do AGHUX, Rodrigo Rezende; o gerente de Atenção à Saúde (GAS),  Francisco Costa, o gerente de Administração, Anderson Barros; e demais membros do Núcleo de Implantação do HU fizeram uma avaliação do primeiro dia de funcionamento do novo sistema. Toda a equipe considera que a implantação já é um sucesso.

Segundo o médico Francisco Costa, que também coordenou o grupo de implantação, o sucesso é fruto de parceria entre várias áreas. “A GAS, como principal demandante do AGHUX,  formou uma grande força-tarefa para se unir à equipe de Tecnologia da Informação e de outras áreas. Assim, eu agradeço aos profissionais da saúde do nosso HU pela adesão, minha equipe pelo compromisso, ao SGPTI e à Ebserh pelo suporte técnico e, por fim, a todos os demais setores que de forma direta ou indireta contribuíram para a implantação”, destacou o gerente da GAS.

Na primeira etapa foram implantados os módulos Ambulatório Assistência e Ambulatório Administrativo; na segunda, os de Internação, Prescrição de Enfermagem e Controle de Pacientes. Na terceira e última etapa foram implantados os módulos Prescrição médica, Estoque, Farmácia, Exame, Cirurgia e Prescrição multiprofissional.

De acordo com Anderson Dantas, também participaram dessa mesma reunião três observadores de outros hospitais da rede, o HUAP da Universidade Federal Fluminense (UFF); o HULW da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); e o Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “Eles vieram acompanhar a experiência, porque os seus respectivos hospitais estão em fase de implantação”, completou.

No encontro, o superintendente do HU da Ufal, Célio Rodrigues, agradeceu a toda equipe do hospital envolvida com o processo de mudança de sistema, em especial as que fazem parte do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (SGPTI), da Gerência de Atenção à Saúde (GAS), da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) e da Gerência Administrativa (GAD).

Sobre o AGHU

O Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU) é um sistema de gestão hospitalar adotado pelos hospitais que compõem a rede Ebserh e seu desenvolvimento teve início  em 2009, como parte integrante do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), do Ministério da Educação, destinado à reestruturação e revitalização dos hospitais das universidades federais.

O AGHUX, versão mais atualizada do aplicativo, tem o objetivo de apoiar a padronização das práticas assistenciais e administrativas dos hospitais universitários federais e permitir a criação de indicadores nacionais, o que facilitará a criação de programas de melhorias comuns para todos esses hospitais.