Reitor firma cooperação com Codevasf para viabilizar parceria em projetos

Termo é amplo e tem validade de cinco anos
Por Simoneide Araújo - jornalista
12/05/2021 16h35 - Atualizado em 12/05/2021 às 16h35
Reitor Josealdo Tonholo e superintendente João Filho assinam termo de cooperação

Reitor Josealdo Tonholo e superintendente João Filho assinam termo de cooperação

As dificuldades são muitas, mas, no que depender do reitor Josealdo Tonholo, a Universidade Federal de Alagoas não para. Ele corre contra o tempo em busca de parcerias para viabilizar projetos de pesquisa desenvolvidos pela instituição. Na última segunda (10), foi assinado Termo de Cooperação pelo reitor e João José Pereira Filho, superintendente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba em Alagoas (Codevasf).

Tonholo foi acompanhado do professor Emerson Soares, do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca) e coordenador da Expedição Científica do Rio São Francisco, e também participaram da reunião o superintendente adjunto da Codevasf, Ricardo Alexandre, e a deputada estadual Jó Pereira.

De acordo com o reitor, esse termo de cooperação tem duração de cinco anos e vai permitir a realização de convênios específicos com planos de trabalho para atuação nos projetos da Ufal que estão sendo desenvolvidos em parceria com a Codevasf. “Além da assinatura do termo, discutimos vários aspectos da cooperação da Ufal com a Companhia, como por exemplo, oportunidade de empréstimo de equipamentos, realização de cursos de pós-graduação e compartilhamento dos laboratórios da Codevasf”, anunciou.

A expedição científica do Rio São Francisco também foi ponto de pauta da reunião. “Junto com o professor Emerson, tratamos da situação de contaminação das águas do Velho Chico, dos impactos disso para a população. Também entendemos que é necessário fazer um repositório institucional tanto do canal do sertão quanto do Baixo São Francisco, por isso vamos nos reunir com a equipe do nosso sistema de Bibliotecas e, provavelmente, vamos promover um evento para unir informações e fortalecer a ideia”, destacou.

Tonholo também ressalta que outro importante ponto de pauta do encontro foi a estruturação de atividades de educação a distância, especificamente nos municípios de Teotônio Vilela e Campo Alegre.