Reitor discute parceria com Prefeitura de Viçosa e Cooperativa Pindorama

Projetos envolvem a Fazenda São Luiz e o curso de Medicina Veterinária
Por Simoneide Araújo - jornalista
06/05/2021 14h17 - Atualizado em 06/05/2021 às 14h20
context/imageCaption

Reitor Josealdo Tonholo, o prefeito João Victor, o presidente da Pindorama, Klécio Santos, e a pró-reitora Iraildes Assunção

Na última semana, o reitor Josealdo Tonholo recebeu em seu gabinete o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos,  e o prefeito da cidade de Viçosa, João Victor Calheiros, município onde a Ufal tem a Fazenda São Luiz e o Hospital Veterinário, unidades do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca). Entre os pontos de pauta da reunião, que também teve a participação da pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Iraildes Assunção, foi a cooperação entre a Universidade Federal de Alagoas, a cooperativa Pindorama e o município de Viçosa.

 De acordo com Tonholo, a Ufal vai firmar termo de cooperação com a Prefeitura de Viçosa para realização de cursos de extensão e de especialização. “Estamos discutindo também a possibilidade de uso do espaço da Fazenda São Luiz nas atividades de promoção da agricultura familiar que a Prefeitura de Viçosa está desenvolvendo”, completou. 

 Segundo o reitor, a expectativa é que a Ufal tenha alguma ação na área de criação de frango e aproveitamento dos tanques lá da fazenda para peixamento. “Também discutimos a questão de um projeto de controle de animais, particularmente cães e gatos, no município de Viçosa para ser gerido pela fazenda São Luiz, pelos professores da Medicina Veterinária”, acrescentou.

 Sobre esse projeto, o professor Pierre Barnabé Escodro, coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos (Grupequi), informa que já foi feita uma primeira reunião na qual a Ufal propôs ações conjuntas com a Prefeitura de Viçosa e a sociedade civil em prol da Saúde Única (One Health) no município. O que se pretende é promover a saúde animal, humana e conservação ambiental.

 “Nesse primeiro passo a preocupação são os animais errantes, o que representam para saúde pública e em relação aos riscos à sociedade, bem como maximizar o bem-estar dos mesmos. Essa ação também propõe leis municipais e um trabalho inovador no município, unindo a Universidade, a Prefeitura, os comerciantes e produtores rurais e a sociedade civil, num modelo de quádrupla hélice”, reforçou Escodro.

Parceria com a Pindorama

Também foi discutida a parceria tripartite da Universidade com a Cooperativa Pindorama, que tem bastante interesse na Fazenda São Luiz. “A Cooperativa também tem interesse em incrementar a qualidade dos seus serviços com a parceria dos especialistas do Ceca”, disse o reitor. 

Outro ponto de pauta da reunião com o prefeito João Victor foi a questão do asfaltamento desde a estrada até a sede da Fazenda São Luiz. “O prefeito se comprometeu a interceder junto ao governo do Estado para que o serviço seja feito o quanto antes. Essa é uma reivindicação antiga da comunidade acadêmica do curso de Medicina Veterinária”, reforçou Tonholo.