Projeto CoresCast agora está também na programação da Rádio Ufal

O podcast foi criado ano passado por estudantes da Faculdade de Medicina
Por Lenilda Luna - jornalista
30/04/2021 12h25

Cores da Saúde é um projeto de extensão multiprofissional da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), atualmente coordenado pela professora Priscila Nunes. “Nosso foco é alcançar os acadêmicos e a população em geral, sobretudo, a assistida pela Unidade Docente Assistencial (UDA) Professor Gilberto de Macedo. Durante a pandemia, estamos produzindo conteúdo por meio de plataformas digitais”, informou a coordenadora. A partir do dia 2 de maio, você também pode acompanhar a veiculação do CoresCast na programação da Rádio Ufal.

Em setembro do ano passado, uma das comissões do projeto lançou o CoresCast, um conteúdo para a internet em áudio com o objetivo de realizar a divulgação científica dos temas relacionados à saúde, fazendo referência às cores símbolos de cada campanha de Saúde Pública. O projeto foi apresentado no Youtube pelos estudantes Addonai Teixeira e Amanda Pedrosa, com muita simpatia e leveza, em áudio e vídeo. Clique aqui e conheça.

Além do estudo na área de formação, para Amanda, a experiência de apresentar o podcast também rendeu aprendizado como comunicadora e produtora de conteúdo para a internet. “Eu e o Addonai tínhamos um pouco de noção sobre produção de conteúdo, nada aplicado na prática. A gente pesquisou bastante os programas mais usados para criar as artes, como Photoshop e illustrator, aprendemos a mexer e começamos a criar a nossa identidade visual. Deixamos o roteiro muito livre para fluir naturalmente. Como uma conversa entre dois amigos”, contou a estudante.

Vale a pena conferir e compartilhar os programas do CoresCast. As informações são relevantes e permanecem atuais, como, por exemplo, o episódio de fevereiro, que trata da doação de sangue. O apresentador Celson Vinicius Marques apresenta, de forma didática, quem pode doar sangue e como fazer. “É uma atividade que exige bastante dedicação da nossa parte, uma vez que sempre nos preocupamos com as fontes utilizadas, com o conteúdo repassado, com a simplicidade da linguagem e com a qualidade do material produzido. Ao mesmo tempo, a experiência é muito gratificante e muito enriquecedora para nós”, relatou Celson. Acompanhe aqui

O CoresCast é uma produção coletiva e bastante dialogada. “Existe toda uma equipe por trás da produção do CoresCast. Eu faço a apresentação e também participo da elaboração do roteiro de cada episódio, junto com Kirlla Leão, Emilly Shayanny, Raphaela Lins e Yasmin Caldas, que também são participantes do projeto Cores da Saúde. O CoresCast é o meu primeiro contato com a apresentação de um programa. Quando pensamos em criar o podcast do Cores da Saúde, tivemos que pesquisar e estudar sobre esse tipo de mídia”, contou Celson.

O programa publicado em 27 de março faz referência ao Março Lilás, mês dedicado aos direitos das mulheres. Esse programa, apresentado pelas estudantes Kyrlla Leão e Isabela Barbosa, é o primeiro a ser disponibilizado também na Rádio Ufal. A partir do dia 2 de maio, acompanhe a veiculação na programação da Rádio Ufal, todo domingo, 12 h e 18 h, e confira a qualquer momento no podcast.

Ouça a Rádio Ufal, ao vivo, no streaming.