Propep realiza seminário virtual com professores visitantes

Na ocasião foi feita a avaliação do impacto das atividades dos docentes na consolidação dos PPGs da Ufal
Por Jacqueline Freire – jornalista
03/07/2020 14h19 - Atualizado em 03/07/2020 às 15h03

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep) da Universidade Federal de Alagoas realizou na sexta-feira, (26), um encontro virtual com os professores visitantes contratados nos treze programas de pós- graduação (PPG) da Ufal, cujos contratos estão encerrando entre julho e outubro de 2020.

O objetivo do encontro foi avaliar as contribuições desses docentes e planejar o lançamento de um próximo edital ainda em 2020. Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Iraildes Assunção, o evento serviu para avaliar o impacto da atuação desses professores na consolidação dos cursos de mestrado e doutorado e nos grupos de pesquisa das unidades acadêmicas envolvidas. “Observamos que a contratação desses professores contribuiu para o aprimoramento dos programas no ensino, na pesquisa e na extensão, itens que também são avaliados pela Capes para atribuição dos conceitos dos programas. A partir dessa iniciativa podemos conhecer em quais linhas de pesquisa esses docentes estão atuando e ao mesmo tempo, foi uma ação de acolhimento e de valorização do trabalho desses profissionais”, explicou.

A Propep organizou o encontro via webconferência, que contou ainda com a participação de coordenadores e diretores das unidades acadêmicas e campi. Os professores apresentaram as atividades e suas contribuições aos respectivos PPGs, com foco nas seguintes atividades: orientação de discentes de graduação e pós-graduação, ministração de disciplinas na graduação e na pós-graduação, produção bibliográfica, produção técnica, projetos aprovados com financiamento, participação em bancas examinadoras, atividades de pesquisa, atividades de extensão, dentre outras. Também foram discutidos os principais aspectos positivos e negativos dessa experiência.

Para o professor Adriano Marcio Freire Silva, que atua no Centro de Ciências Agrárias (Ceca) na pós-graduação em Proteção de Plantas, o evento foi uma oportunidade dos professores visitantes demonstrarem sua importância no fortalecimento dos programas os quais estão vinculados. “Também destacou o crescimento profissional de cada um, tornando-os ainda mais competitivos para ingressar de forma permanente na academia”, afirma o professor.