Hospital Universitário: compromisso com a saúde e a formação de qualidade

No dia do Hospital, conheça a importância de defender essa estrutura da universidade
Por Ascom Ufal
02/07/2020 15h30 - Atualizado em 06/07/2020 às 16h27

Um dia destinado a homenagear todos os profissionais da saúde. Assim é o dia 2 de julho, data em que se comemora o Dia do Hospital, uma importante estrutura, que cada vez mais amplia seu leque de serviços, com o apoio da tecnologia, para atender às demandas da sociedade, promovendo saúde, diagnósticos, terapias e tratamentos para a cura de doenças.

Mas não é apenas essa a função de um hospital. Em muitas dessas instituições de saúde existe também um pilar que é o da formação e aperfeiçoamento de profissionais das mais diversas áreas da saúde para o atendimento aos pacientes. Esse é um dos pilares do Hospital Universitário da Ufal, que além de oferecer serviços públicos de qualidade à população do estado, também é campo de estudo, pesquisa e extensão para estudantes e professores dos cursos de saúde da Universidade Federal de Alagoas.

Fundado em 1973, o HU se consolidou em Alagoas como hospital de ensino, que possui corpo clínico diferenciado e infraestrutura física e tecnológica capaz de fornecer excelente qualificação aos alunos nas áreas de graduação e pós-graduação, assim como para o desenvolvimento de pesquisas científicas. Atualmente oferece cursos de residências médicas e multiprofissionais.

De acordo com informações contidas em sua página institucional, o HU conta, ainda, com o Centro de Apoio à Pesquisa (CAP), onde funciona a estrutura física da Biblioteca Virtual, ferramenta que garante o acesso aos principais portais virtuais e diversas bases de dados de pesquisa em saúde para docentes, residentes e estudantes dos cursos de graduação com atividades no hospital.

Outro destaque para o HU é o Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), que oferece tratamento clínico e cirúrgico aos pacientes de câncer gratuito e humanizado pelo Sistema Único de Saúde.

Hospital Universitário durante a pandemia de Covid-19

Sempre atento às necessidades sociais, desde o início da pandemia pelo covid-19, o HU vem se preparando e se estruturando para atender da melhor forma a população alagoana. Confira a seguir o levantamento das principais ações desenvolvidas pelo HU.

Ainda em março, um plano de contingência foi lançado com o objetivo de determinar as diretrizes para o atendimento dos pacientes infectados pelo coronavírus. As ações incluíram, também, medidas restritivas de visitação de pacientes, parcerias com órgãos e entidades para o enfrentamento da doença, além da pesquisa e produção de equipamentos de proteção individual (EPI´s).

Durante o mês de abril o HU, por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), ampliou o seu quadro de profissionais, através do edital de contratação temporária, para assegurar uma melhor prestação de serviço. Também pensando em melhor atender aos pacientes, houve a entrega de 14 novos leitos de UTI. As ações solidárias se concretizaram em abril, com a doação de equipamentos e insumos para o hospital, além da parceria com Tribunal de Justiça de Alagoas, que destinou R$250 mil para abastecimento do hospital.

Em maio a principal ação do HU foi a criação do respirador de baixo custo. O equipamento que é fundamental no tratamento de pacientes em estado grave da doença foi desenvolvido junto com pesquisadores da Ufal. Outras ações têm sido desenvolvidas pela equipe multidisciplinar do HU, que vão desde a oferta de cursos para profissionais da saúde, que levam em consideração o contexto da pandemia e até o envio de mensagens de solidariedade aos pacientes internados.

Essas e outras ações representam a preocupação do Hospital Universitário da Ufal em promover uma educação em saúde de qualidade e, ao mesmo tempo, o compromisso com os pacientes e a sociedade do Estado de Alagoas, que tanto carece de bons serviços. Para conhecer mais ações realizadas pelo HU, acesse ufal.br ou o link