Coordenadores começam a lançar oferta acadêmica do PLE no sistema da Ufal

Matrículas vão de 3 a 13 de outubro seguindo cronograma por categoria de estudantes
Por Manuella Soares - jornalista
01/10/2020 14h15 - Atualizado em 02/10/2020 às 11h17

O módulo acadêmico SIE WEB já está aberto para as coordenações de cursos disponibilizarem as disciplinas definidas pelos colegiados para o Período Letivo Excepcional (PLE). O prazo para lançar a oferta acadêmica no sistema da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) termina nesta sexta-feira (2).

Logo em seguida, inicia o cronograma de matrículas para todos os estudantes aptos a participar do PLE: com matrícula regular no semestre 2020.1; com matrícula trancada; em mobilidade; e ainda, estudantes sem matrícula 2020.1, mas que teriam direito e perderam o prazo de ajuste ou estão com problemas de ordem emocional, mediante parecer da Junta Médica.

De acordo com o cronograma, os primeiros a efetuarem as matrículas devem ser os concluintes e os feras 2020.1, no prazo de 3 a 5 de outubro. Entre os dias 6 e 8 de outubro o sistema abre para os estudantes do Fluxo Individual; e de 9 a 11 para Fluxo Padrão.

O calendário segue nos dias 12 e 13 de outubro para ajustes de matrículas. Já os feras 2020.2 devem ficar atentos às vagas remanescentes para efetuarem matrícula nos dias 14 e 15, encerrando o cronograma planejado pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI).

O pró-reitor Amauri Barros lembra que não será permitida a matrícula de estudantes em situação de bloqueio e que apenas os alunos com deficiência serão matriculados pelas respectivas coordenações e/ou pelos órgãos de apoio. O Período Letivo Excepcional da Ufal, aprovado pelo Consuni devido à pandemia da covid-19, inicia em 13 de outubro e encerra no dia 30 de janeiro de 2021.

O PLE vai funcionar em ambientes virtuais de aprendizagem e pode contemplar disciplinas obrigatórias, eletivas, estágios e Trabalhos de Conclusão de Curso, além de ações complementares para carga horária.

“O PLE é optativo, a participação é de forma espontânea para alunos e professores, mas a adesão vai ser massiva. Nós temos a expectativa de ofertar praticamente todas as disciplinas. Tudo o que os alunos fizerem com sucesso será aproveitado no currículo, então o estudante só tem a ganhar. Estamos muito felizes por retornar, mesmo de forma remota, com a oferta de disciplinas para a graduação A gente deseja muito sucesso e muito empenho”, destacou Barros.

Estágios obrigatórios para saúde

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) emitiu portaria autorizando os estágios obrigatórios presenciais para os cursos de Medicina, Nutrição, Odontologia, Enfermagem, Psicologia, Farmácia, Serviço Social, Educação Física, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária. As demandas podem ser ofertadas após discussão e deliberação pelos colegiados de cursos.

A medida foi tomada considerando, entre outras coisas, a “desativação de áreas unicamente destinadas a pacientes acometidos pela covid-19 e retorno adaptado dos campos de estágio antes comprometidos”. Com o Período Letivo Excepcional já aprovado pelo Consuni, e o Plano de Biossegurança montado, houve a necessidade de regulamentar as atividades presenciais da área de saúde.

Com isso, a Prograd permitiu, de forma facultativa, que os supervisores e os estagiários participem das demandas de estágios obrigatórios no PLE. Cada curso vai articular a oferta de campos de estágios e seguir protocolos de segurança.

Confira aqui o calendário completo.

Veja também todas as informações importantes sobre o PLE e tira suas dúvidas com a Prograd aqui

É importante lembrar também que estudantes e docentes devem ter e-mail institucional para participar