Projeto da Ufal realiza atividade de educação para o trânsito em Riacho Doce

Alunos de Geografia ministraram palestras para crianças e adultos
Por Janyelle Vieira - estagiária de Jornalismo
15/08/2019 08h52 - Atualizado em 15/08/2019 às 15h53
Os participantes da atividade de extensão realizada no último sábado (10)

O projeto de extensão Educação para o Trânsito, do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema) da Ufal, realizou no último sábado (10), uma ação educativa no bairro Riacho Doce, em Maceió. A atividade para alunos do Projeto Capoeira Angola-Palmares, do próprio bairro, foi realizada dentro do ônibus da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que estava estacionado num clube.

Com o objetivo de desenvolver noções básicas de trânsito aos pedestres e ciclistas, a programação foi realizada sob a coordenação da professora Gilcileide Rodrigues da Silva para um público de mais de 50 pessoas, envolvendo crianças e adultos.

Os estudantes de Geografia, divididos em três equipes, abordaram noções básicas do trânsito, prevenção de multas, e órgãos responsáveis pelo trânsito em Maceió. A participação do Inspetor Lisboa Júnior, chefe do Grupo de Educação para o Trânsito (Getran) expôs situações que necessitam de atenção e medidas de segurança para prevenção de acidentes. No encerramento, o professor Marco Antônio Santos da Silva fez uma apresentação de uma roda de capoeira Angola-Palmares.

A atividade contou com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), e da PRF. A coordenadora do projeto destacou que a ação foi idealizada considerando que na cidade de Maceió, 40% dos deslocamentos das pessoas são feitos a pé ou de bicicleta, segundo dados de 2018 do Detran, além dos registros de 8.152 acidentes no mesmo ano.

A próxima atividade do projeto está agendada para  o próximo dia 20, na Escola Sesi, no Centro de Maceió, direcionando a programação para três turmas do 6° ano.

Projeto de extensão

O projeto de extensão Educação para o trânsito é vinculado ao componente curricular Atividades Curriculares de Extensão em Geografia I e tem como objetivo sensibilizar e compartilhar as noções básicas de educação para o trânsito, abordar a importância do respeito às leis de trânsito, principalmente na prevenção de multas que podem ser aplicadas a pedestres e/ou ciclistas que descumprirem a Lei e apresentar os órgãos responsáveis pelo trânsito em Maceió. É esperado que o público presente nas atividades, torne-se agente multiplicador das informações em suas famílias e comunidade.