9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas lança chamada pública para compor programação

Atividades selecionadas serão anunciadas a partir do dia 1º de setembro
Por Márcio Cavalcante - jornalista colaborador
02/08/2019 16h05 - Atualizado em 02/08/2019 às 16h05

De 1º a 15 de agosto, artistas, produtores culturais e de eventos acadêmicos podem enviar propostas para compor a programação da 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que realiza a Bienal  por meio da sua Editora Universitária (Edufal), lança, nesta quinta-feira (1º), uma chamada pública para selecionar atividades de formação e difusão com fins culturais e acadêmico-científicos.

Com o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento científico e às expressões de arte e cultura, esta chamada pública abre espaço para que pessoas físicas maiores de 18 anos, com ou sem vínculo com a Ufal, possam sugerir atividades que sejam de interesse coletivo e valorizem a produção acadêmica, a leitura, a arte e a diversidade cultural, voltadas para um público que vai desde as crianças até os idosos.

Serão selecionados projetos que afirmem o conhecimento científico e defendam os princípios da transversalidade cultural, integrando saberes, pessoas e suas identidades. As propostas devem defender os direitos humanos, educando contra todas as formas de discriminação e racismo, e conscientizar para a preservação do meio ambiente. A quantidade de atividades selecionadas será de livre escolha da Comissão Organizadora da Bienal, considerando a disponibilidade de espaços nos prédios históricos de Jaraguá.

As proposições podem abranger os mais diversos formatos, como bate papos, contação de histórias, oficinas, palestras, mesas redondas, seminários ou congressos acadêmicos. Também serão aceitas propostas de intervenções artísticas e apresentações culturais em linguagens como música ou poesia de rua, dança, teatro ou artes circenses, e ainda oficinas de artes visuais, como desenho, histórias em quadrinhos, ilustração, pintura e fotografia.

Para participar da seleção, acesse o site da 9ª Bienal, até o dia 15 de agosto, confira o edital e submeta as propostas. As atividades selecionadas serão anunciadas a partir do dia 1º de setembro, no mesmo site e nas redes sociais da Bienal do Livro de Alagoas.