Gestão discute internacionalização com representante da Fullbright

Gestores mostraram interesse da Ufal em programas de intercâmbio
Por João Paulo Rocha - estagiário de Relações Públicas
23/08/2018 13h44 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Gestão se reúne com assessor da Fulbright. Foto: João Paulo Rocha

Gestão se reúne com assessor da Fulbright. Foto: João Paulo Rocha

A reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Valéria Correia, recebeu o relações internacionais James Buschman para tratar questões sobre oportunidades de internacionalização. O docente aposentado da Universidade de Nova Iorque é especialista do Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do Governo dos Estados Unidos da América.

Buschman esteve na Ufal, no último dia 17, representando a Comissão Fullbright, estabelecida para incrementar a mútua compreensão entre os EUA e outros regimes através do intercâmbio de pessoas, conhecimentos e técnicas.

Na oportunidade, foi discutido sobre a participação da Ufal para concorrer no edital do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), concebido para desenvolver e implementar a internacionalização das áreas de conhecimento e estimular a formação de redes de pesquisas internacionais.

James explica que a Comissão Fullbright atua há décadas promovendo intercâmbio, onde já participou das ações do programa. “Eu mesmo como professor de universidade já me beneficiei do apoio financeiro da comissão para promover minhas atividades, inclusive aqui no Brasil. A Fulbright é como uma estrada de duas vias, da mesma maneira que conhecemos outros países, possibilitamos que pessoas de outras universidades do mundo conheçam o nosso”, ressaltou.

Na reunião também estavam presentes o assessor de Relações Internacionais da Ufal, Aruã Lima e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Alejandro Frery. Eles apresentaram a Ufal, seus desafios, empenho na internacionalização e atuais conquistas, como a realização da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.