Ufal participa de evento internacional em EaD

Encontro acontece em São Paulo e reúne professores, universitários, pesquisadores e demais profissionais do ensino EaD
Por Eduardo Lira - estagiário de Relações Públicas
12/07/2018 11h42 - Atualizado em 13/07/2018 às 11h23
Evento termina nesta sexta-feira com participação da Ufal

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) estará representada por estudantes e graduados de diversos cursos de Educação a Distância na 4ª edição do Ciet: Enped (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias/Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância). O evento é realizado até o dia 13 de julho, na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).

Com o tema Educação e tecnologias: inovação em cenários em transição, os estudantes, orientados pela professora de Pedagogia Madileide Duarte, apresentarão projetos resultantes de pesquisas em suas formações em Educação a Distância pela Ufal e no exercício da docência na educação básica e Biblioteca Escolar.

Segundo a professora, a participação dos estudantes no evento mostra os avanços no estudo científico para a área de EaD por meio da implementação desses projetos. “É de grande importância eles estarem ali porque demonstram um saber que se estende à formação continuada na graduação e traz um diferencial para os alunos da educação básica, os quais são atendidos por cada proposta realizada”, destaca Madileide.

Entre os selecionados, está o trabalho dos estudantes e graduados de Letras-Espanhol da unidade de Palmeira dos Índios, Ivan Ferreira Cavalcante, Eliane Nicácio e Nilmar Fonseca. O artigo, intitulado Biblioteca Escolar: espaço de pesquisa e produção de material didático com a utilização de HQ’s e narrativas digitais, trata da experiência dos envolvidos com a implementação de materiais didáticos digitais para o ensino e criação de narrativas visando impulsionar a frequência à biblioteca escolar, além dos hábitos da leitura e da escrita.

Na mesma temática, o trabalho do professor graduado em Letras-Espanhol pela Ufal, Josyellton Barbosa do Santos, cujo título Língua Espanhola e Histórias em Quadrinhos (HQ’s): análise das tiras de Liniers como meio de aprendizagem em sala de aula aborda o uso das tiras no ensino da língua espanhola para crianças da educação básica.

Joseyllton acredita que as narrativas dos quadrinhos são capazes de inspirar os pequenos estudantes a emergir mais facilmente no mundo da leitura. “O professor pode utilizá-las, como material de apoio através de diversas estratégias didáticas, para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem da língua espanhola, visto que é um gênero textual que consegue atrair principalmente o público mais jovem pelas suas características visuais, sua criticidade e também seu lado cômico”, afirmou.

Já o artigo do graduado em Letras-Espanhol, José Washington, O uso do Sistema Padlet na produção textual mostra os resultados da experiência com a plataforma digital que permite a criação de textos argumentativos.

A partir de seu artigo, José Washington comemora os resultados alcançados com o projeto. “A experiência com esse ambiente de produção colaborativa (Pedlet) se deu pela interação com o texto dos colegas, de forma colaborativa, sendo acompanhados em tempo real pelo professor, de smartphones ou computadores. Houve muita aprendizagem e as produções textuais foram a soma de esforços potenciais na participação interativa entre todos. Serviram como base para efetuar esse estudo”, conclui.