Primeira tarde de lançamentos lota espaço Edufal na tenda da ExpoT&C/SBPC

Autores finalistas de edital de 2017 trazem novidades na literatura acadêmica local
Por Assessoria de Comunicação Edufal
24/07/2018 15h35 - Atualizado em 24/07/2018 às 15h33
Fotos: Jangada Filmes

Autores, leitores, professores, diversos membros da comunidade acadêmica e visitantes da 70ª reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lotaram o estande da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), nesta segunda-feira (23) para a primeira tarde de lançamentos na Edufal, na ExpoT&C. A diretora da Edufal, Lídia Ramires, ressaltou a importância da parceria entre a editora, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e a Companhia de Edição Impressão e Publicação de Alagoas (Cepal), através da Imprensa Oficial Graciliano Ramos na produção dos livros que foram fruto do Edital 2107/01. Estiveram, presentes à ocasião o Pró-reitor de Gestão Institucional, professor Flávio Domingos, e o presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes.

“Imprescindível o trabalho árduo do então diretor Oswaldo Maciel [quando lançado o edital 2017/01 Edufal/Fapel/Cepal] em conjunto com a Fapeal e a Cepal. Alguns títulos ainda estão a caminho de serem lançados, e para isso toda a equipe da Edufal e os parceiros estão trabalhando fortemente para conseguir fechar todas as publicações”, destacou Lídia Ramires, a diretora recém-empossada.

Para Flávio Domingos, a SBPC realizada na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é uma verdadeira festa da Ciência. “E é de forma privilegiada que a Ufal apresenta esses livros à comunidade universitária. É muito importante uma editora universitária ativa como é a Edufal para a divulgação da pesquisa científica desenvolvida em Alagoas, não só pela Ufal, mas também pelas universidades parceiras como Uneal e Uncisal. De modo que, falando em nome da reitora Valéria Correia, a Edufal é muito importante para a Universidade Federal de Alagoas”, destacou Domingos.

Novidades para a próxima Bienal do Livro de Alagoas

Aproveitando a oportunidade, Flávio Domingos anunciou melhorias nas publicações para a próxima Bienal do Livro de Alagoas. “Já foi marcado um pregão para serviços gráficos de livros, será um mecanismo mais célere de publicação e impressão de títulos pela Edufal”, garantiu sob aplausos dos presentes.

O professor Guedes frisou a satisfação daquele trabalho de publicações dada a qualidade dos livros que venceram o edital. “Esse edital nasceu com um propósito muito simples: dar vazão ao conhecimento científico produzido na pós-graduação alagoana, com a finalidade de contribuir para que essa pós-graduação se qualifique. Porém, as propostas foram muitas, foram 60 livros aprovados, com o esforço enorme das assessorias técnicas, tanto da Edufal, como da Graciliano Ramos e da Fapeal”, acrescentou, destacando que de tamanho o trabalho, alguns livros ainda estão aguardando impressão para serem de fato lançados.

Os vencedores

À mesa estavam presentes os autores e organizadores dos primeiros livros lançados na SBPC: Maria Auxiliadora Silva Freitas, organizadora do título Formação docente, tecnologias e ações pedagógicas inovadoras; Neiza de Lourdes, Soraya Dayanna e Tarciana Angelica, organizadoras de Possibilidades e Desafios para a inclusão escolar no campo da educação especial; Thierry Molnar Prate e Maria Cecília J. Lustosa, organizadoras de Desenvolvimento e políticas públicas: evidências do nordeste e de Alagoas; Gilcicleide Rodrigues da Silva e Jacqueline Praxedes de Almeida, organizadoras do livro Ensino e aprendizagem em Geografia.

Também entre os lançamentos autores que não participaram do edital, porém lançando seus livros com o selo Edufal: Jean Toscano e Chrystiane Toscano, com seu livro Filhos fisicamente ativos: benefícios da atividade física no desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial de crianças e adolescentes. E também os professores Luis Paulo Mercado, Maria Aparecida P. Viana e Fernando Silvio C. Pimentel, organizadores do título Estratégias didáticas e as Tic: ressignificando as práticas na sala de aula.

Até o sábado (28), diariamente, a Edufal organizará tardes de lançamentos de novos títulos, sempre às 14h, na tenda da ExpoT&C. A programação poderá ser vistas nas redes sociais da editora.