Fim de Semana no Museu e Shows de Ciência integram SBPC Jovem

Projetos vinculados à Pró-reitoria de Extensão (Proex) movimentam os estandes
Por Thalis Firmino – estudante de Jornalismo
16/07/2018 09h31 - Atualizado em 26/07/2018 às 11h46
Usina Ciência da Ufal terá programação na SBPC Jovem

Usina Ciência da Ufal terá programação na SBPC Jovem

O Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) é um órgão ligado à Pró-reitoria de Extensão (Proex) que atua na conservação, estudo e catalogação de coleções representativas dos ecossistemas, além de organizar ações educativas e de divulgação. Para SBPC Jovem, a equipe preparou inúmeras atividades que acontecem no decorrer da semana e, exclusivamente no sábado, terá também o espaço Desvendando a Natureza que incorpora mostras e oficinas recreativas.

Confira algumas que já estão confirmadas:

Oficina de fotografia e divulgação científica usando celulares e redes sociais

Apresentar técnicas básicas de fotografia de natureza e ferramentas para divulgação científica usando redes sociais como Instagram e Facebook.

Oficina com materiais recicláveis

Por meio da produção de artesanato, visa mostrar como reaproveitar materiais que foram descartados e quais são potencialmente perigosos ao meio ambiente.

Oficina de vulcões

A oficina será desenvolvida em dois momentos e os estudantes poderão produzir seus próprios vulcões de argila; primeiro será feita a modelagem e depois a realização da erupção onde serão utilizadas diferentes misturas químicas que produzem efeitos distintos.

Mostra sobre Jacaré:

Será montado um terrário para jacaré para que o público possa observá-lo com mais facilidade e serão prestadas informações básicas sobre seu hábitat natural, dieta, reprodução, comportamento, papel ecológico e criação legalizada da espécie.

Acesse outras atividades aqui.

MHN na programação

O Museu de História Natual da Ufal (MHN) também apresenta, durante a semana, uma exposição de fósseis, moluscos, plantas, além de insetos, répteis, anfíbios, aves e mamíferos, todos taxidermizados, popularmente chamados de empalhados, na edição exclusiva do projeto Fim de Semana no Museu. Na sua 19ª realização, o programa traz o tema A cobra está solta, sendo numa proposta elaborada pelo Laboratório de Herpetologia que atenta ao estudo dos anfíbios e répteis. 

Para o diretor do MHN, Jorge Luiz Lopes, é extremamente importante externar essas ações porque esclarecem e inserem toda comunidade nos trabalhos que são desenvolvidos pela instituição. “Levar o projeto para outro espaço, que não só o do museu, permite que um público maior possa conhecer o que é o Museu de História Natural da Ufal e sua atuação nos âmbitos de pesquisa, ensino e extensão, e a importância de frequentar esses ambientes de aprendizado, cultura e lazer por parte da população”, destacou. 

Ainda na tenda da SBPC Jovem haverá também os estandes da Usina Ciência, dos Shows de Química e Biologia e dos Shows de Física e Astronomia, são três espaços estruturados pelo Centro de Ciências da Ufal, vinculados à Proex. Ações educativas e de divulgação científica são parte do plano que visa prestar serviços na melhoria da qualidade de ensino básico em Alagoas, sobretudo na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. 

“Ao longo dos anos, a Usina Ciência tem se equipado e desenvolvido ações que contribuem para minimizar as dificuldades do ensino escolar especialmente quanto à ausência de laboratórios. Também tem sido um importante espaço de atualização de professores da educação básica, procurando auxiliar a escola dentro de sua função de divulgação científica”, enfatizou o atual coordenador, Reinaldo Rodrigues. 

Entenda como vai funcionar:

Usina Ciência

O espaço apresenta a história da Usina Ciência e a equipe conversa sobre a fundação, acervo e atividades que são realizadas por esse programa. 

Show de Física e Astronomia

Com experimentos e exibições que envolvem conceitos físicos e astronômicos, o show é uma apresentação científica interativa que se propõe a ensinar de forma dinâmica e instigante. 

Show da Química

A química é um ramo do conhecimento humano interessado em estudar a estrutura, as propriedades e as transformações da matéria, por isso, por meio de apresentações cênicas com experimentos químicos, o show vai mostrar como é importante e divertido aprender sobre esses assuntos, despertando o interesse de alunos e professores, além de motivar o estudo constante dessa ciência. 

Show de Biologia

Ensinar e comunicar os conceitos de biologia de maneira descomplicada e descontraída é o objetivo do Show de Biologia. As apresentações são focadas no corpo humano e saúde; micro-organismos e plantas medicinais. 

A SBPC Jovem acontece entre os dias 23 a 28 de julho no Campus A. C. Simões, em Maceió, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. A entrada é gratuita e a programação completa já está disponível no site.