Cobertura jornalística da SBPC Alagoas foi esforço compartilhado

Jornalistas, relações públicas e estudantes do curso de Comunicação se desdobraram para dar conta de divulgar a maior parte das atividades
Por Lenilda Luna - jornalista
31/07/2018 13h53 - Atualizado em 04/08/2018 às 13h11
Equipe de comunicação garantiu as informações online. Foto: Flickr Ufal

Equipe de comunicação garantiu as informações online. Foto: Flickr Ufal

Fazer a cobertura de um evento grandioso como a 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência foi um desafio superado com muita parceria. Foram 135 atividades realizadas, entre mesas-redondas, conferências, encontros, sessões especiais e minicursos, com um público total de aproximadamente 11,5 mil participantes. Para a Assessoria de Comunicação da Ufal, a tarefa envolveu os dez técnico-administrativos na ativa: três jornalistas, duas assistentes em administração, uma relações públicas, dois programadores visuais, um fotógrafo e um técnico em audiovisual. Também participaram os nove estagiários do setor, dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Design. 

Um grande reforço foi o projeto de extensão coordenado pela professora de Relações Públicas, Manuella Callou, com uma equipe de 17 bolsistas. “A participação do projeto de extensão Agência Experimental de Relações Públicas, composta por alunos dos cursos de Relações Públicas e Jornalismo na SBPC foi uma experiência que abrilhantou os talentos e as atividades acadêmicas e profissionais dos alunos. Fico muito grata pelas atividades desenvolvidas e, claro, sem o apoio da Proex, da Ascom-Ufal, dos coordenadores da SBPC e da Pró-reitora de Extensão não teríamos chegado tão longe”, ressaltou a professora. 

Para reforçar essa equipe, jornalistas e relações públicas contratados pelo Escritório de Projetos da SBPC 2018 colaboraram na cobertura das atividades nos campi do interior e que precederam o evento e durante a Reunião Anual, redigindo textos sobre as parcerias e as reuniões de organização. Uma equipe específica para as redes sociais e a identidade visual do evento foi montada com a contratação de uma agência de criação. 

Também foi fundamental para cobrir um evento tão grandioso que, dos quase 700 monitores selecionados, 36 deles tenham sido direcionados para formar uma redação de apoio, contando com alunos de Jornalismo, Relações Públicas e Design. Nessa redação, instalada na sala do Centro de Inclusão Digital da Biblioteca Central da Ufal, foram feitos dois treinamentos; o primeiro com a equipe da Ascom, para dividir turnos, tarefas e definir o fluxo de trabalho. 

O segundo treinamento foi promovido pelas jornalistas Daniela Klebis e Vivian Costa, da assessoria nacional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. As jornalistas fizeram um relato muito importante para os estudantes e para a equipe sobre a história da SBPC e os conceitos de Ciência e divulgação científica. A apresentação contribuiu decisivamente para que os estudantes se sentissem mais seguros para cobrir as atividades da 70ª Reunião Anual da SBPC. 

“Participar de eventos é uma experiência muito bacana, pois sempre nos agrega conhecimentos e experiências que serão levadas para sempre conosco. Apesar de ser aluna de Relações Públicas, teoricamente só tive uma disciplina onde pude aprender técnicas de redação, que foi no terceiro período, e mesmo com essa dificuldade, as três mesas-redondas que cobri me renderam boas matérias, que me deixaram bastante orgulhosa”, relatou Amanda Alves, estagiária da Ascom. 

Rádio 

Para a cobertura da 70ª Reunião Anual da SBPC foi montada uma rádio web, a Rádio Ufal, com a operação e edição de áudio de Edilberto Sandes (técnico lotado no Espaço Cultural), locução de Thiago Prado (Ascom) e a apresentação e locução do jornalista Carlos Madeiro, cedido durante o evento pela Rádio Difusora AM ( do Governo do Estado). A Difusora AM também entrou em cadeia diariamente, no horário das 15 h às 16 h, com o programa SBPC no Ar. No último dia, o programa também entrou em cadeia com a Rádio Educativa da UFMS. 

O resultado do trabalho dessa grande equipe foram 230 matérias publicadas nos dias do evento, contando com a SBPC Educação, iniciada em 19 de julho. Também foram produzidos 35 álbuns virtuais de fotos no perfil Ufal Oficial da rede social Flickr.  Além disso, foram mais de 15 flashes de áudio gravados por dia para a Rádio Ufal, cerca de cinco entrevistas diárias ao vivo, contabilizando mais de cem entrevistas para a rádio, durante a realização da 70ª Reunião Anual da SBPC. 

Durante essa semana, a Rádio Ufal está reprisando parte das entrevistas no projeto Recordando a SBPC na Ufal. Basta acessar aqui.