Apresentação de trabalhos é um dos destaques da SBPC Alagoas

Trabalhos de excelência acadêmica serão apresentados por alunos da Ufal
Por Paulo Canuto - estudante do Jornalismo
12/07/2018 10h27 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Programação antecede a reunião geral da SBPC

Programação antecede a reunião geral da SBPC

A 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), maior evento do meio científico da América Latina, acontece de 22 a 28 de Julho nas sedes dos campi A.C Simões, Arapiraca e do Sertão. Antecedendo a reunião geral, ocorre a SBPC Educação, que irá contar com uma série de atividades, como conferências, mesas-redondas, minicursos e apresentação de trabalhos em pôsteres, direcionada a professores, alunos e à comunidade em geral. 

Em Maceió, a programação da SBPC Educação é a maior dos três campi, nos dias 19, 20 e 21 de julho, enquanto que em Arapiraca e Delmiro Gouveia as atividades serão realizadas apenas nos dias 19 e 20.  Com exceção do Campus do Sertão, que só haverá sessão de pôsteres no segundo dia de evento, em Maceió e Arapiraca todos os dias, nos horários das 16h às 18h30, os trabalhos serão apresentados. 

A apresentação de pôsteres será um momento onde professores e pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação poderão mostrar os resultados das pesquisas realizadas, além da contribuição para o desenvolvimento científico. 

Hyuri Maciel, estudante de Ciências da Computação do Campus A. C Simões terá participação garantida. O trabalho do aluno de graduação tem a perspectiva da criação de sistemas operacionais para aproximação do homem com a máquina, tornando-os conectados para promover o crescimento social, cultural e sustentável, com o objetivo de aumentar a qualidade de vida dos cidadãos. 

 “O meu trabalho trata de uma sala inteligente que está em acordo com os conceitos de cidades inteligentes (CI), porém, em menor escala, promovendo conforto, segurança e economia, tanto em custos diretos [água, luz, etc], quanto indiretos [manutenção e operação]. Para isso desenvolvemos um sistema que atua em um ambiente fechado com o intuito de torná-lo inteligente, interligando diferentes funcionalidades, como: identificação de pessoas, controle de acesso, controle da temperatura e luminosidade”, comenta o estudante. Para ele, apresentar um trabalho num evento do porte da SBPC é um marco na vida acadêmica.

Outras apresentações de trabalhos, como da aluna do mestrado em Educação, Elainy Paula Viturino Braz, destaca a importância de participação na SBPC como um momento de conhecimento sobre o que está sendo pesquisado por docentes e estudantes de Alagoas e demais estados. 

“Realizei minha inscrição na SBPC-Educação na linha de gestão e política. Nessa área eu fiz um recorte sobre as ações do Programa das Nações Unidas Para Desenvolvimento (Pnud) no município de Maceió, especificamente das ações pedagógicas que se propõem a definir as diretrizes de ensino da educação infantil e do ensino fundamental. Assim, demonstramos como as parcerias público-privadas interferem diretamente na definição das políticas educacionais e na gestão da educação”, disse. 

Para saber mais informações sobre trabalhos e a programação, acesse aqui e siga a SBPC 2018 nas redes sociais (@sbpcnaufal)