Ufal implanta campanha “Pense Consciente” para economizar água e energia

Além de peças publicitárias nos portais e nas redes oficiais, também foi lançado manual para auxiliar a comunidade

01/04/2015 15h37 - Atualizado em 02/06/2015 às 18h57
Computadores do Campus do Sertão já estão divulgando a campanha pelo desktop

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

A Universidade Federal de Alagoas deu início à campanha “Pense Consciente”, para sensibilizar a comunidade acadêmica quanto à economia de água e de energia elétrica. Com esse mote, a instituição pretende atingir todos os setores dos três campi, na capital e no interior, tanto por meio de mensagens nos portais e nas redes sociais, como através de material impresso.

Em atendimento ao Decreto 8.389/2015, da Presidência da República, e à Portaria nº 23, de 12 de fevereiro de 2015, do Ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), que trata de boas práticas de uso dos recursos naturais, a Ufal atua com várias frentes para apresentar dicas de consumo consciente. Além de outdoor, proteção de tela dos computadores de setores ligados à rede Samba Maceió, banner nos portais e posts na redes oficiais da instituição.

O próximo passo é atingir todos os setores da Universidade, de forma mais direta, com cartazes nos murais e adesivos próximos aos interruptores das salas, com a mensagem “apague a luz ao sair da sala” e nos espelhos dos banheiros, esses voltados ao uso racional de água “feche a torneira ao escovar os dentes ou ensaboar as mãos”. As ações vão envolver os três campi e suas unidades de ensino.

Para o reitor Eurico Lôbo, essas ações fazem parte de um processo de sensibilização, buscando, a princípio, cortar gastos, mas, sobretudo, despertar nas pessoas a importância de se preservar nossos bens naturais. “Sabemos que o processo é lento, mas estaremos sempre trazendo informações de interesse geral e não só no que diz respeito à Ufal. O cidadão é consciente em suas ações pessoais, em sua casa, no seu ciclo de amizades e da família, e, com certeza, trará essa experiência colaborando com as boas práticas na nossa Universidade”, completou.

Além de peças publicitárias, a Ufal também elaborou um manual de consumo consciente de água e energia elétrica, disponível no portal, no link Sala de Imprensa. Elaborada pela Assessoria de Comunicação, a publicação traz dicas e informações úteis para serem adotadas na Universidade, mas que a comunidade universitária também pode levar para casa e para os grupos dos quais faz parte.

A ideia é facilitar o entendimento sobre as determinações do decreto federal e o memorando, emitido pelo gabinete do Reitor. “Nosso compromisso é difundir as informações e trabalhar mudanças de hábitos dentro da cultural organizacional na Ufal. Sabemos que isso não vai ocorrer de uma hora para outra e que todo novo processo leva um tempo para ser assimilado e aceito, mas estamos confiantes de que vamos conseguir melhorar nossos índices, afinal, não se trata de uma política para a Ufal, e, sim, para nosso planeta. Tudo depende de nossas ações, enquanto cidadãos, mesmo que sejam pequenos gestos”, enfatizou a coordenadora da Ascom, Simoneide Araújo.

Conheça as peças da campanha no anexo.

Leia mais em: Ufal estabelece normas para consumo de água e energia no campus