Sistema reaproveita água de ar condicionado dos ônibus da Ufal

Setor de Transportes desenvolve sistema de baixo custo para uso nos banheiros dos veículos

01/04/2015 18h52 - Atualizado em 02/04/2015 às 09h22
Sistema foi instalado na parte da frente do ônibus, onde há a coleta da água saída do ar condicionado

Sistema foi instalado na parte da frente do ônibus, onde há a coleta da água saída do ar condicionado

Jacqueline Freire – jornalista colaboradora

Numa iniciativa para promover maior economia dos recursos ambientais, o setor de Transportes da Universidade Federal de Alagoas aderiu à campanha institucional Consumo Consciente e implementou um sistema de reaproveitamento da água do ar condicionado nos dois ônibus rodoviários. O sistema utiliza a água que seria jogada fora, que é desviada para o bojo do esguicho do para-brisas, além da descarga e da pia para lavagem das mãos nos banheiros.

Segundo Evandro Pinheiro, chefe da Divisão de Transportes da Ufal, a medida é pioneira no serviço público e quer incentivar outras instituições públicas e empresas a utilizarem este sistema. “Temos um baixo custo de instalação e enorme benefício para sociedade. Incluindo mão de obra e material, foram gastos 130 reais para instalação do sistema em cada ônibus. É uma excelente contribuição para minimizarmos o atual momento em que passamos com a crise hídrica e econômica”, explicou Pinheiro.

Os primeiros testes foram realizados numa viagem ao Rio de Janeiro, quando se comprovou grande economia na utilização da água. “Numa viagem desse porte, durante o trecho Maceió – Rio de Janeiro – Maceió, tínhamos reabastecer reservatório de água umas seis 6 vezes. Agora, com esse novo sistema, não foi preciso reabastecer em nenhum momento e ainda sobrou água no reservatório quando o ônibus chegou de viagem. Isso só confirma a economia e indica que estamos no caminho certo, que é reaproveitar para proteger nossos recursos naturais”, disse Evandro.

Ele ressalta também a economia de mais de R$100 mil nos gastos com veículos no Campus A.C. Simões, em Maceió, incluindo a manutenção, lavagem e abastecimento. “Temos desenvolvido um trabalho de conscientização dos agentes envolvidos na modernização das práticas administrativas que vem surtindo bastante efeito. Apesar dos nossos veículos estarem em fim de vida útil, o que, em via de regra, deveriam estar com gastos exponenciais, verificamos essa grande redução de gastos entre 2013 e 2014”, concluiu.

Mais economia

Além do reaproveitamento da água nos ônibus, a Divisão de Transportes também pretende captar a água das chuvas para utilizar na garagem central, que está em construção no Campus A.C. Simões. Servirá para lavagem de veículos e da própria garagem. Para concretizar a iniciativa faltam alguns ajustes contratuais. 

Evandro também destaca que a implementação do sistema de aproveitamento da água do ar condicionado diminuiu por completo as reclamações do mau cheiro dos banheiros, principalmente em viagens longas. “Em percursos longos, a água não era suficiente e, por isso, o mau cheiro incomodava os passageiros, que usavam os banheiros e não havia água para a descarga e a pia. Agora, com água abundante eliminamos este incômodo para quem viaja”, completou.

Leia também: Ufal implanta campanha "Pense Consciente" para economizar água e energia

E ainda: Ufal estabelece normas para consumo de água e energia no campus