Reitores da Ufal e do Ifal discutem avanços da EAD em Alagoas

Na reunião também foi discutido o funcionamento dos polos de Penedo e Palmeira dos Índios

12/02/2014 16h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h28
Reitor Eurico Lôbo e equipe da Ufal em reunião com o reitor do Ifal, Sérgio Teixeira

Ascom Cied

Os avanços da Educação a Distância (EAD) em Alagoas e o funcionamento dos polos da Universidade Aberta do Brasil UAB) dos municípios de Penedo e Palmeira dos Índios foram discutido em reunião entre os reitores da Universidade Federal de Alagoas, Eurico Lôbo, e o do Instituto Federal de Alagoas, Sérgio Teixeira.

Também participaram do encontro, que aconteceu na reitoria do Ifal, o pró-reitor de Graduação da Ufal, Amauri Barros; os coordenadores da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) da Ufal, Luis Paulo Mercado e Fernando Pimentel; o pró-reitor de Ensino do Ifal, Luiz Henrique Lemos; a chefe do Departamento de EAD do Ifal, Ana Cristina Nascimento; e a coordenadora da UAB no Ifal, Jasete Pereira.

Ficou decidida a transferência da manutenção do polo de Penedo para a Ufal. Já o polo de Palmeira dos Índios continua sob a responsabilidade do Ifal, mas as atividades acadêmicas dos cursos da Ufal ocorrerão no prédio da universidade.

“Sempre é necessário retomar alguns pontos específicos quando trabalhamos em regime de colaboração com outras IES. Sempre aprendemos uns com os outros, e sobre a EAD, estamos num momento oportuno de aprender com os resultados que estamos alcançando”, ressalta o coordenador adjunto da Cied, Fernando Pimentel.

Segundo ele, é necessário compreender que Ifal e Ufal têm missões importantes para a formação da população, mas com especificidades. “Precisamos olhar nossos polos em vistas de ampliação, crescimento, possibilidade de mais ofertas de cursos e turmas, e foi isso que debatemos”, declarou Pimentel.

O coordenador-geral da Cied, Luis Paulo Mercado, também ressaltou o trabalho em conjunto com o Ifal para ampliação das ações EAD no Estado. "Os resultados da visita à equipe gestora do Ifal permitirão ampliar as ações de oferta de educação a distância pelas instituições, além de novas parcerias para projetos conjuntos nas áreas da pesquisa, ensino e extensão", completou.