Educação a Distância será ampliada em 2013

Coordenadores da Cied estiveram em Brasília para articulação de novos cursos

03/12/2012 11h50 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36
Coordenador da Cied e gestores da ABC Ministério das Relações Exteriores

Mauricélia Ramos - jornalista

O coordenador-geral da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) da Universidade Federal de Alagoas, Luís Paulo Mercado, e a coordenadora de Projetos e Fomentos, Mylena Soares de Araújo, estiveram no Ministério da Educação, Ministério das Relações Exteriores e na Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para articulação de novos cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD) e fomento para os já existentes. Estão confirmadas novas ofertas em graduação, aperfeiçoamento e pós-graduação latu sensu.

Na Diretoria de Educação a Distância da Capes, foram encaminhadas as solicitações de fomento dos cursos existentes e articulação da oferta dos novos cursos para 2013, já aprovados pela Universidade Aberta do Brasil (Capes): Geografia, Ciências Sociais, Letras. Também haverá a reoferta dos cursos de Sistema de Informação, Matemática, Pedagogia e Física.

No Ministério da Educação (MEC), os coordenadores trataram dos novos cursos de especialização, aperfeiçoamento e extensão da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade e Inclusão (Secadi). As novas ofertas serão: Gênero e Diversidade na Escola, Escola que Protege, Alfabetização de Jovens e Adultos, História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, UNIAFRO: Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola e Educação Inclusiva.

Os cursos de Aperfeiçoamento, que têm como objetivo atender professores da rede pública de ensino do Estado de Alagoas, serão articulados junto ao Comitê Gestor de Formação de Professores da Ufal, Unidades Acadêmicas e Fórum Estadual de Formação de Professores. Estão previstos para 2013: Educação de Jovens e Adultos na Diversidade, Mediadores da Leitura para EJA, Educação do Campo, UNIAFRO: Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola, Educação Quilombola e Educação Inclusiva, além do curso de extensão em Educação em Direitos Humanos.

Para o coordenador da Cied e UAB na Ufal, Luís Paulo Mercado, a agenda em Brasília trará ótimos resultados. “Com essas ações, a equipe da Cied trabalha para a ampliação da educação a distância na Ufal em 2013, incentivando a oferta em unidades acadêmicas ainda não contempladas nesta modalidade em cursos de graduação, pós-graduação e extensão, além da internacionalização das ações da universidade na modalidade”, disse.

Outras ações

Os coordenadores também estiveram na Secretaria da Educação Básica do MEC, para tratar sobre cursos de especialização e conheceram as propostas de novas ações para 2013: Projeto Aluno Integrado e o Curso de Especialização em Educação Digital. No Ministério das Relações Exteriores,  eles conheceram as ações de cooperação com países da África e Mercosul e as possibilidades de inserção de ações e parcerias na área de Tecnologias da Informação e Comunicação.

Na Diretoria de Educação Básica, os coordenadores estiveram na Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica, na qual discutiram a oferta do Programa Nacional de Formação de Professores para Educação Básica no estado de Alagoas, programa voltado para a melhoria da qualidade das licenciaturas ofertadas nas modalidades presenciais e a distância.