Centro de Ciências Agrárias discute parceria com Emater de Alagoas

A extinção do órgão por duas décadas deixou Alagoas de fora de importantes debates nacionais relacionados ao setor agropecuário

12/12/2012 10h45 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36

Diana Monteiro - jornalista

A parceria entre o Centro de Ciências Agrárias (Ceca), com a Empresa de Assistência e Extensão Rural (Emater),  de Alagoas,  foi pauta de reunião no último mês de novembro entre o diretor da unidade acadêmica Paulo  Vanderlei  e a diretora  presidente da instituição Maria Inês Nogueira Pacheco . Além do interesse para a realização de convênios federais destinados a pesquisa e extensão e parcerias em projetos, foi avaliada também a possibilidade de instalação no Ceca da sede da nova Emater, a exemplo da Embrapa, que consiste num espaço para avançados estudos técnicos e científicos na área.

Com a função de estruturar a difusão da pesquisa no setor agropecuário e auxiliar na assistência técnica e extensão rural nos estados, a Emater de Alagoas, após 20 anos de extinção, foi criada com nova estrutura em setembro de 2011, conforme Projeto de Lei Estadual debatido e aprovado pela Assembleia Legislativa Alagoas. A extinção do órgão por duas décadas deixou Alagoas de fora de importantes debates nacionais relacionados ao setor agropecuário.

Com a volta da Emater amplia-se o campo de trabalho para profissionais da área das ciências agrárias, a possibilidade de abertura de concursos específicos, além do desenvolvimento e prática de projetos que ajudem no crescimento do Estado de Alagoas, como também a concreta mudança dos índices de produtividades no setor em âmbito nacional.

Participaram também da reunião o coordenador de extensão da Emater Luiz Calazans, o vice-diretor do Ceca, Gaus Silvestre e a coordenadora do curso de Agronomia, Leila Rezende.

Referência em pesquisa

Instalado no Campus Delza Gitaí, em Rio Largo, o Centro de Ciências Agrárias da Ufal é formado, na graduação, pelos cursos de Agronomia e Zootecnia, com pós-graduação nessas duas áreas e na Produção de Plantas. O curso de Agronomia tem duração mínima de 4 anos e máxima de 6 anos e anualmente são ofertadas 80 vagas. Forma engenheiros-agrônomos para atender as necessidades do país em particular do Nordeste e do Estado de Alagoas, aptos para desenvolver pesquisas nas áreas de irrigação e drenagem, fitotecnia e zootecnia e também programas de extensão.

O curso de Zootecnia oferta anualmente 60 vagas e além de objetivar a sólida base de conhecimentos científicos e tecnológicos nesse campo,  é dotado de consciência ética, política, humanista, com visão crítica e global da conjuntura econômica, social, política, ambiental e cultural  em qualquer região de atuação. O curso tem duração mínima de 4 anos  e máxima de 7 anos. O Ceca dispõe de 21 laboratórios para as ações dos grupos de pesquisa e inúmeras atividades de extensão com estudos científicos de referência local, regional, nacional e internacional.