Exposição ‘Visadas do Pajé Miguel Celestino’ em Palmeira dos Índios


11/08/2011 15h33 - Atualizado em 13/08/2014 às 11h08

A partir da quarta-feira, 17 de agosto, o Museu Théo Brandão leva para a cidade de Palmeira dos Índios a exposição itinerante “Visadas do pajé Miguel Celestino”. Aberta ao público até o dia 5 de setembro, a exposição poderá ser visitada na Casa Museu Graciliano Ramos, de segunda a sexta, das 9h às 17h e aos sábados de 9h às 12h.

Na noite de abertura, dia 17 de agosto, às 19h, será realizada uma mesarredonda com o tema “Dimensões das Culturas Indígenas de Alagoas” com a participação de Antonio Celestino, indígena Xucuru– Kariri e dos professores Gerson Alves Junior, da UFAL e Siloé Amorim, da Universidade Federal da Paraíba. Nesse dia haverá também a projeção do filme “Visadas do Pajé Miguel Celestino” de Celso Brandão e dança do Toré com os Xucuru – Kariri.

A exposição, idealizada e organizada pelo Museu Théo Brandão, é composta de peças do pajé Miguel Celestino, de sua mulher Dona Generosa e de Sérgio Galdino, além de fotografias premiadas pelo I Festival Théo Brandão de Fotografias e Filmes Etnográficos. As peças feitas em madeira e barro retratam aspectos da vida e do imaginário dos índios Xucuru - Kariri.