Inscrições para o programa Primeira Empresa Inovadora até 30 de abril

16/03/2009 16h03 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h34

Voltado para empresas com até dois anos de existência, o Programa Primeira Empresa Inovadora (Prime) começou a ser operado em todo o Brasil. Cerca de 1,9 mil empreendimentos inovadores nascentes devem ser selecionados para receber R$ 120 mil cada um em forma de subvenção econômica, ou seja, recursos não reembolsáveis.

Empreendedores alagoanos serão orientados pela Ufal a fim de se enquadradarem nas regras definidas pelo edital do Prime.

Quem tiver interesse em se candidatar aos recursos do programa poderá escolher uma entre as 17 incubadoras-âncora, que vão atuar como os agentes financeiros da FINEP nos estados para a apresentação de suas propostas.

Para agilizar o acesso de empresas e empreendedores alagoanos ao Prime a Ufal se uniu à incubadora Parque Tecnológico da Paraíba (PAQTEC), uma das três incubadoras-âncoras da Região Nordeste.

O edital do Prime com todas as especificações para os projetos a serem submetidos está à disposição no site http://prime.paqtc.org.br/.

Mais informações e orientações podem ser obtidas na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufal, pelos telefones (82) 3214-1121 (Pauline/Janaina) ou 3214-1035 (Mônica). As inscrições vão até o dia 30 de abril de 2009.

Essa primeira etapa do financiamento, de R$ 120 mil,  poderá ser utilizada para apoio ao empreendedor e gestor do negócio e, ainda, para a contratação de consultorias de mercado em áreas de gestão consideradas relevantes para a empresa, como recursos humanos, propriedade intelectual, formulação estratégica e inovação.

Caso o empreendedor cumpra as metas definidas no projeto, ele terá direito a mais R$ 120 mil em 2010. Neste caso, os recursos são do Juro Zero e terão que ser pagos em até cem parcelas sem juros.

A meta do programa é ajudar na estruturação de planos de negócio e no desenvolvimento de novos produtos e serviços. Em quatro anos, a estimativa da Finep é investir R$ 1,3 bilhão em cinco mil empresas.

Qualquer empresa está apta a participar do Prime, desde que desenvolva atividades com conteúdo tecnológico e disponha de um produto viável economicamente. A meta do Programa é trabalhar para o desenvolvimento regional, a inovação tecnológica e a ascensão das pequenas empresas inovadoras do país.

Assista vídeo sobre o Prime