Apoio para educação especial, pesquisas e realização de eventos

30/03/2009 10h04 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h37

Estão abertas, até o dia 29 de maio, as inscrições ao edital do Programa de Apoio à Educação Especial (Proesp 2009). O edital é uma parceria da Capes com o programa Proesp, que é uma iniciativa da Secretaria de Educação Especial (Seesp/MEC).

Poderão participar instituições de ensino superior (IES) e demais instituições que realizam projetos de pesquisa no âmbito da pós-graduação stricto sensu, nas diversas áreas do conhecimento envolvendo os estudos que tratem da educação especial, de acordo com o Programa Nacional de Apoio a Áreas Estratégicas (Pronap).

A parceria tem como objetivo a formação e a pesquisa na área da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. No contexto do Proesp, as áreas temáticas a serem contempladas devem focar a educação das pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, a partir da concepção de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, não substitutiva à educação regular, definida como um conjunto de recursos, serviços e atendimento educacional especializado, disponibilizados para promover as condições de acessibilidade pedagógica, e atender as necessidades específicas destes alunos.

Para alcançar os objetivos propostos, o Proesp financiará até 15 projetos de pesquisa em nível stricto sensu, no país. Todas as universidades que desenvolvem linhas de pesquisa vinculadas aos programas de pós-graduação recomendados pela Capes em áreas da educação especial podem participar.

CNPq lança edital de apoio para eventos relacionados à Ciência e Tecnologia

O Departamento de Fomento e Difusão de Projetos da Fundepes informa que foi lançado novo edital no site do CNPq que têm como objetivo apoiar a realização, no Brasil, de congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclos de conferências e outros eventos similares, de âmbito nacional ou internacional, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação, que venham a ocorrer no período de 1º de julho de 2009 a 30 de junho de 2010.

As inscrições para eventos realizados entre 1 de julho a 31 de dezembro encerram-se em 2 de maio. Para eventos no período de 1 de janeiro de 2010 a 30 de junho de 2010, inscrições até 26 de setembro deste ano.

Incentivo à produção científica

O CNPq lançou edital com o objetivo contribuir para a fixação de recursos humanos e consolidação de novos campi e novas universidades, por meio da concessão de bolsas ao pesquisador, incentivando a produção científica por doutores contratados em caráter definitivo ou a serem incorporados por concurso ou transferência para unidades das novas universidades e novos campi das IFES. A submissão de propostas vai até 4 de maio.

Esta ação tem como público alvo Doutores com desempenho acadêmico e atuação em todas as áreas do conhecimento consideradas estratégicas para o desenvolvimento científico e tecnológico (C&T) já efetivamente contratados ou pretendentes a ingressarem por concurso ou transferência para unidades de novos campi ou novas universidades Federais, especialmente daquelas localizadas em regiões com baixa atividade de C, T & Inovação.

Espera-se estimular com esta ação a fixação de doutores em regiões ainda carentes destes e assim fomentar as pesquisas orientadas e adaptadas à realidade local, contribuindo de forma determinante para desenvolvimento sustentado da região.