Doutor em computação fala sobre futuro da tecnologia

Doutor em Computação, Evandro Costa diz que o desenvolvimento de software para dispositivos móveis é a grande vedete

21/01/2009 09h57 - Atualizado em 13/08/2014 às 00h07

Mestre e doutor em Computação, o diretor do Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas, Evandro Costa, em conversa com o Gazeta Digital, falou sobre as tendências do mercado de Tecnologia de Informação, tanto no futuro imediato quanto a médio e longo prazos. Formado em Ciências da Computação, na Ufal, hoje mestre e doutor em Computação na área de inteligência artificial, também pela Universidade, o professor Evandro Costa trouxe para discussão os mais diversos temas e produtos da tecnologia de informação, que serão utilizados em 2009 e nos próximos anos.

Para Evandro, o mundo da tecnologia tem passado por muitas modificações, e as coisas têm acontecido tão rápido que muitas delas não são percebidas, vão acontecendo de acordo com a necessidade do mundo. Ele acredita que as apostas de mercado têm sido cada vez mais promissoras, e fez questão de dividir suas opiniões em futuro imediato, futuro próximo e futuro mais distante. Levando em consideração que o futuro imediato começa agora, Evandro destacou uma das diversas tecnologias que estão sendo utilizadas neste ano e explicou um pouco sobre ela.

O professor destacou ainda algumas dicas para os estudantes da área de Tecnologia da Informação, mercado promissor, segundo ele, mas que os futuros profissionais devem  investir na criatividade e na inovação. São soluções que devem ser dadas a coisas novas, que, fazem parte do cotidiano das pessoas, e que muitas vezes passam despercebidas. As tecnologias móveis e a TV Digital são grandes apostas, e os alunos, mesmo ainda na Universidade, podem acreditar numa oportunidade neste mercado. Porém o professor avisa que é preciso dedicação para levar as idéia a frente.

"Desenvolver jogos para celular parece coisa fácil, mas é necessário se pensar muito, ser muito criativo. Temos que produzir jogos interativos e que conquistem as pessoas, tecnologias em celulares é a grande chance, sem contar que nós temos uma carência muito grande nessa área", explica.

Matéria completa publicada no suplemento Gazeta Digital, no Jornal Gazeta de Alagoas dessa quarta-feira, 22 de janeiro de 2009