MTB é iluminado de amarelo em prol da segurança no trânsito

Ação integra o Movimento “Maio Amarelo”

Por Jacqueline Batista ASCOM/MTB
05/05/2023 14h53 - Atualizado em 03/05/2024 às 15h41

Com o objetivo de prevenir acidentes de trânsito, o Museu Théo Brandão (MTB) está participando do Movimento “Maio Amarelo", a convite do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), de Alagoas. O MTB está localizado na Avenida da Paz, no Centro de Maceió.

Entre os dias 5 e 31 de maio, vários locais de Maceió serão iluminados de amarelo. Em 2023, o Movimento Maio Amarelo está comemorando dez anos. O tema da campanha deste ano é “No trânsito, escolha a vida”.

São quatorze lugares iluminados com a cor. Além do MTB, as luzes amarelas serão vistas em locais com grande fluxo de pessoas: Marco dos Corais, Associação Comercial, Casa da Indústria, Coreto do Jaraguá, Detran, Palácio dos Martírios, viaduto Ib Gatto, quartel do Exército, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, viaduto João Lyra, viaduto da Polícia Rodoviária Federal e Tribunal de Contas.

Segundo uma das representantes do “Maio Amarelo” em Alagoas, a Chefe de Educação para o Trânsito do Detran, Edira Pólido, o critério de seleção dos lugares iluminados é que sejam pontos de destaque na cidade. “São locais que deem visibilidade ao Movimento para a sociedade, que chamem atenção, que as pessoas questionem o porquê desses prédios estarem iluminados em amarelo”, disse.

Edira explica que o “Maio Amarelo" é um movimento da sociedade civil, do poder público e de instituições privadas, que visa chamar atenção para o grande número de feridos e mortos no trânsito. “O Detran sempre participou desde o início do Movimento. A cada ano, devido a ter uma adesão muito grande de participantes, temos resultados de redução da mortalidade no trânsito. Em 2022, maio foi o mês de maior redução na mortalidade no trânsito, do primeiro semestre em Alagoas", destaca a servidora.

A diretora do MTB, Hildênia Oliveira, salientou a parceria do Museu com o Detran em uma pauta de grande relevância. “Quando se faz uma boa escolha no trânsito, é uma escolha pela vida. Para nós que fazemos o Museu e a Universidade Federal de Alagoas, é muito importante unir arte, cultura e trabalhar a conscientização para que as pessoas vivam no trânsito”, disse.

História do Movimento

É um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros de trânsito. Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.