HU promove, há 21 anos, assistência à amamentação para mães e recém-nascidos

Banco de leite do Hospital recebeu elogio na Ouvidoria sobre atendimento humanizado que salvou vida de bebê

Por Ascom HU
28/12/2023 10h36 - Atualizado em 03/05/2024 às 15h40
Maria do Socorro Araújo, técnica em Enfermagem, atuando no Banco de Leite Humano do Hospital Universitário

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), proporciona, há 21 anos, assistência no manejo clínico da amamentação, além de beneficiar na alimentação dos recém-nascidos prematuros internados na UTI e UCI neonatais do Hospital. Nele, os profissionais do Serviço orientam as pacientes à prática saudável e indispensável da amamentação.

A usuária Gabriela Nascimento, 26 anos, recorreu ao Banco de leite do HU para pedir ajuda na hora de amamentar. De acordo com ela, na maternidade que deu à luz ao pequeno Niklaus foi dado leite em um copinho, que fez com que ele ficasse desestimulado a sugar.

“Eu saí de uma maternidade, em outro hospital, sem saber amamentar e sem a receita do composto que passaram para ele no copinho. Sempre que eu dava o peito era muito estressante para ele, pois não conseguia comer bem já que estava se acostumando a tomar no copinho. Estava tão angustiada que resolvi ir ao Banco de leite do HU”, enfatizou.

Após o auxílio dado pelos profissionais do Banco de Leite, a Ouvidoria do Hospital recebeu um relato positivo da mãe de Niklaus, que teve um atendimento humanizado no BLH que salvou a vida do bebê.

“O nosso objeto de negócio (saúde pública) requer humanização e isso não dá para impor, é necessário ter funcionários comprometidos com a qualidade da assistência prestada à população. O registro e divulgação do elogio é uma forma positiva de motivar e promover o sentimento de satisfação e que contribui para um trabalho ainda melhor”, disse a ouvidora Elizabeth Bandeira.

Sobre o Banco de Leite Humano

Inaugurado em 2002, o Banco de Leite do Hospital Universitário promove a assistência a mães e bebês internados na UTI e UCI neonatais do hospital. Os profissionais dão assistência às usuárias com problemas que podem levá-las a desistir de amamentar e realizam a coleta de leite para bebês prematuros.

Em 2021, o HU implantou uma Sala de Apoio à mulher trabalhadora que amamenta. O local dispõe de instalações que favorecem privacidade, cuidados de higienização, e um freezer exclusivo para leite cru com termômetro para monitoramento da temperatura. As orientações e cadastro da nutriz é feito pelo Banco de Leite Humano, caso deseje ser doadora ou receber assistência no manejo clínico da amamentação.

A Responsável Técnica de Alimentos do HU, Rosângela Gonçalves, falou sobre os requisitos para ser doadora de leite. “A mulher deverá estar amamentando o seu filho, ter excesso de leite, ser saudável, realizado o pré-natal e os exames laboratoriais de rotina do Banco de leite, caso não os tenham, poderá fazer no próprio HU”, explicou Rosângela.

O atendimento no BLH poderá ser presencial ou por meio da busca em domicílio. A logística para busca do leite é realizada pelo Banco de leite, que envia um KIT, contendo frascos esterilizados, folder de informações, máscara e gorro para facilitar para as doadoras, que também respondem breve questionário, aplicado pela equipe.

O leite humano passa pelo processo de pasteurização/controle de qualidade para ser distribuído, conforme a solicitação médica e/ou de nutricionista. Para ser doadora é só entrar em contato com o Banco de Leite Humano do HU pelo telefone (82) 3202-3945.

Sobre a Ebserh

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.