Beneficiários com pagamentos suspensos devem realizar prova de vida

Para receber na folha de fevereiro, procedimento deve ser feito ainda esta semana
Por Ascom Ufal
07/02/2022 10h38 - Atualizado em 07/02/2022 às 11h02

O Ministério da Economia suspendeu, automaticamente, o pagamento de aposentados e pensionistas da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) que não realizaram a prova de vida. De acordo com informações do Departamento de Administração de Pessoal (DAP/Progep), 223 beneficiários tiveram os benefícios suspensos. Desse total, até o dia 5 de fevereiro, 128 já tinham conseguido realizar a prova de vida e terão os benefícios normalizados na folha de fevereiro. 

O trabalho agora é para regularizar a situação dos 95 beneficiários restantes. “Publicamos o edital de notificação dos que não fizeram prova de vida. Ela é necessária para o restabelecimento dos valores já nesta folha de fevereiro de 2022”, alerta Bruno Morais Silva, diretor do DAP, ao informar que os sindicatos das categorias já estão cientes da situação e que foram acionados para auxiliar os beneficiários. 

A medida do governo federal causou estranheza entre os servidores do DAP/Progep, uma vez que, por causa da pandemia de covid-19, a prova de vida estava suspensa até 31 de dezembro de 2021. “Seguindo a IN 45/2020, somente após 90 dias após a prova de vida é que as providências de suspensão deveriam ser tomadas, o que incluiria um edital por parte do DAP. O Ministério da Economia suspendeu os pagamentos automaticamente a partir de Brasília”, esclareceu Bruno. 

Prova de vida

Para poder voltar a receber os proventos, aposentados e pensionistas da Universidade Federal de Alagoas, cujos nomes estão listados no edital publicado pelo DAP, devem se dirigir, ainda esta semana, ao banco em que recebem seus proventos para fazer a prova de vida. 

A comprovação também pode ser feita pelo sistema biométrico, em terminal eletrônico de autoatendimento de qualquer agência do banco em que o beneficiário receba o seu benefício, e, ainda, por meio do aplicativo de celular Sougov.br.

Clique aqui para conferir como fazer. 

O diretor do DAP reforça que, fazendo a prova de vida ainda esta semana, vai ser possível voltar a receber na folha de fevereiro. Até o fechamento da folha de pagamento, no próximo dia 11, o DAP publicará relação de beneficiários regularizados e aptos a receberem os pagamentos atrasados. A listagem será disponibilizada aqui.

Consultas e pedidos informações pelo e-mail cadastro@dap.ufal.br ou pelo WhatsApp (82) 3214-1108.