Servidora da Ascom defende mestrado na Universidade do Porto

Rose Ferreira desenvolveu estudo de caso para Comunicação da Ciência no Instagram
Por Naísia Xavier – Ascom Fapeal
27/07/2021 12h22 - Atualizado em 27/07/2021 às 12h27

Como usar as redes sociais para comunicar ciência? Um trabalho diretamente conectado com a produção de conhecimento sobre o meio ambiente de Alagoas encarou esta questão. A servidora da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Ufal, pesquisadora alagoana Rose Ferreira, durante o seu mestrado em Multimédia (multimídia) na Educação, na Universidade do Porto, em Portugal, elegeu como objeto de experimento para estudo de caso um dos perfis digitais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

Jornalista por formação e especialista em Mídias na Educação, ela atua profissionalmente na Ascomda Ufal e declara que “foi um privilégio fazer uma pesquisa relacionada à comunicação de ciência no meu estado, que permitiu um estudo e uma avaliação que serviram de exemplo e podem nortear ações futuras, em prol da melhoria constante da comunicação de ciência em Alagoas”.

A parte prática do projeto chegou ao público entre 10 e 30 de abril pelo perfil da Fapeal no Instagram (@fapeal.br) e continua disponível para consulta e interação. O tema científico escolhido para ser comunicado foi “Vida na Água”, levando em conta o objetivo 14 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas.

Os critérios para seleção do tema foram o interesse internacional, a característica de pertinência em relação à realidade de Alagoas e a produção científica de excelente nível produzida pelas instituições de ensino e pesquisa no estado, à qual a Fapeal tem dedicado recursos.

Os pesquisadores Elton Lima e Emerson Soares, do Laboratório de Aquicultura da Ufal, foram os cientistas participantes da primeira etapa do projeto, e compartilharam conhecimento sobre poluição, peixes, mangues e lagoas.

A iniciativa deve prosseguir, divulgando até o fim do ano o significativo trabalho de pesquisadores que exploram os mares e demais aspectos das realidades costeiras em Alagoas.

Impacto

De acordo com dados do Instagram, o conteúdo produzido no período alcançou pelo menos 2.100 pessoas, além de oportunizar o engajamento da sociedade de forma intencional, educativa e qualificada.

O trabalho foi orientado pela professora Carla Susana Morais, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), e coorientado pelo docente Luciano José Moreira, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Feup). A intetrante da banca convidada foi a professora Eliana Isabel Santiago, da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).

A banca concedeu o título de mestra em Multimídia, com ênfase em Educação, à Rose Ferreira, na quinta-feira, 22 de julho.