Progep inicia projeto de práticas integrativas para servidores

Iniciativa é resultado de parceria entre Nusp, CQVT, Siass e Uncisal
Por Jacqueline Freire – jornalista
08/07/2021 14h40 - Atualizado em 20/08/2021 às 13h48

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), por meio da Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho e do Siass, inicia a partir da próxima semana o projeto Momento Integrativo: compartilhando vivências e experiências.

A iniciativa é uma parceria com o Núcleo de Saúde Pública (Nusp) da Ufal e o Núcleo de Eventos e Qualidade de Vida no Trabalho (NEQVT) da Universidade de Ciências da Saúde (Uncisal). A ideia é promover atividades que ajudem a cuidar da saúde, por meio de práticas simples, como atividade física, alongamento, yoga, reiki e meditação, proporcionando momentos de integração e discussão sobre os benefícios das práticas promovendo bem-estar.

Os encontros acontecem via plataforma Google Meet e o primeiro deles será dia 27 de julho, às 16h. A meditação será com Davi Loureiro, o Reiki, com Agda Bianko, e a Yoga, com Eudson e Erika. Para participar, basta clicar neste link.

O projeto será em duas etapas. Na primeira, O universo das Práticas, serão apresentados vídeos interativos sobre cada uma das práticas divulgados nas terças-feiras no Instagram. Na segunda etapa, acontece o bate-papo integrativo vivenciando as práticas, durante encontro on-line mensal, com a participação de convidados para discussão, pessoas com formação e experiência nas práticas difundidas durante as atividades.

Práticas Integrativas

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são, segundo Thayse Justino, coordenadora da CQVT, técnicas que visam à assistência de saúde ao indivíduo, seja na prevenção, seja no tratamento, considerando-o como um todo – corpo, mente e espírito – e não como um conjunto de órgãos ou partes isoladas.

“Observamos assim, um paralelo, um ponto em comum entre os princípios de qualidade de vida no trabalho e os das Práticas integrativas e complementares como uma articulação equilibrada de várias realizações”, explicou.