Chuvas provocaram curtos-circuitos em transformadores do campus

As equipes da Sinfram estão sempre presentes no campus para as providências
Por Manuella Soares - jornalista
13/04/2021 16h32

O Campus A.C. Simões da Universidade Federal de Alagoas e o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa) estão enfrentando problemas de instabilidade na rede elétrica. Por causa das fortes chuvas, um transformador que alimenta a Faculdade de Letras (Fale) entrou em curto-circuito e afetou o fornecimento de energia de todo o campus e do hospital.

Para evitar o desligamento total, as equipes da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), em parceria com o setor de manutenção do HU, tomaram medidas provisórias até que o conserto definitivo seja realizado.

“A gente identificou o problema e isolou a Fale para que a Ufal toda consiga funcionar, inclusive o HU. Então, estamos avaliando o que precisa para fazer o conserto mas, de antemão, a gente comunica que a Fale vai ficar sem energia por, no mínimo, três a quatro dias”, ressaltou o superintendente da Sinfra, Dilson Ferreira, explicando que é o tempo que leva para trocar a chave e testar o transformador, ou trocar, se for o caso.

Na noite da última segunda-feira (12) houve uma queda de energia por causa de curtos em transformadores do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefe) e da Copeve, mas as equipes da Sinfra já foram até os locais realizar uma manobra de troca de chaves para resolver o problema. Com isso, o Hospital Universitário passou alguns minutos sem energia na manhã desta terça-feira (13) e, para solucionar a instabilidade, os técnicos aliviaram a carga desarmando algumas chaves.

De acordo com Dilson, a Sinfra também está monitorando um canal que passa por dentro do Campus A.C. Simões, que sofreu impactos das chuvas. “O canal está com muita água, correndo risco de transbordar. Estamos monitorando”, reforçou.