Progep promove folia virtual em mais uma edição do projeto Diálogos.com

Roda de conversa será nesta quinta (11) e busca incentivar o diálogo e a resiliência entre servidores em meio à pandemia
Por Jacqueline Freire – jornalista
09/02/2021 14h28 - Atualizado em 09/02/2021 às 18h17

Este ano não tem carnaval, mas tem folia virtual! Este é o tema da roda de conversa organizada pelo projeto Diálogos.com, uma iniciativa da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) da Ufal, por meio da equipe multiprofissional do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) e da Coordenação de Qualidade de Vida (CQVT). O evento acontecerá nesta quinta-feira (11), às 15h, pela plataforma Google Meet.

Dirigido aos servidores da Ufal, os encontros acontecem sempre por meio de rodas de conversas em plataforma virtual, de modo a estabelecer espaços abertos ao diálogo, à interação e à reflexão e com a participação de todos os envolvidos. Neste mês de fevereiro, lembrando o carnaval, o encontro tem o objetivo de discutir o fenômeno da resiliência e de como podemos aprender a atravessar as adversidades. Para participar, basta realizar inscrição aqui neste link.

Para o psicólogo André Miranda, do Siass, participar dos encontros do Diálogos.com é uma oportunidade de trocar experiências com os demais servidores, refletindo conjuntamente sobre temáticas diversas nesse período de pandemia.

"O servidor é acolhido nas semelhanças, mas também nas diferenças. Nesse período de pandemia, nos foi negada a possibilidade de comemorar aniversários, formaturas e casamentos, assim como de nos despedirmos dos entes queridos. Todos rituais essenciais para a humanidade, onde podíamos interagir, confraternizar ou apenas dividir, amenizar a dor da perda. Nesse contexto, encontra-se também o Carnaval, uma das festas mais alegres do Brasil, onde a sociedade em geral celebra a alegria coletivamente. Esse ano, não teremos carnaval, mas nem por isso deixaremos de tirar um tempinho para refletir e discutir sobre essa data", afirma.

O espaço virtual da roda de conversa pretende atuar como um resgate dessa integração que o carnaval proporciona. "Estamos vivenciando situações atípicas e precisamos nos adaptar da maneira que a realidade permite. Objetivamos então discutir as formas que podemos utilizar para suportar as adversidades, restrições, adaptações, como podemos ser resilientes e nos recuperarmos do estresse cotidiano", diz.