Pioneira do rádio alagoano está em livro sobre Comunicação

Capítulo do livro que homenageia Odete Pacheco foi escrito pelos professores Ricardo Moresi e Wagner Ribeiro
Por Jacqueline Freire – jornalista
27/01/2021 17h50 - Atualizado em 27/01/2021 às 17h52
Ricardo Moresi, um dos autores do e-book

Ricardo Moresi, um dos autores do e-book

Lançado no início deste mês, o e-book Comunicação: meios e mídias no contexto da Pós-Verdade, possui um capítulo com autoria do jornalista, radialista, professor universitário e técnico em audiovisual da Ufal, Ricardo José Oliveira Ferro, conhecido como Ricardo Moresi. Escrito em parceria com o professor Wagner Ribeiro, do curso de Comunicação Social da Ufal, o capítulo trata da história de vida de Odete Pacheco, radialista pioneira no Estado de Alagoas.

“O capítulo oferece uma averiguação histórica, descritiva e analítica da vida da radialista Odete Pacheco, a única mulher a integrar o quadro inicial de locutoras da primeira rádio oficial do Estado –a Rádio Difusora de Alagoas– e tem como base uma revisão bibliográfica e depoimentos de personagens que vivenciaram um pouco da vida da speaker que tinha uma alegria contagiante”, explicou Moresi.

Segundo ele, o texto do capítulo publicado pela Atena Editora, surgiu da necessidade de se conseguir mais informações sobre a radialista. “Descobrimos a escassez de informações, em terras caetés, referentes à vida da precursora do rádio alagoano”, disse.

O trabalho é resultado dos atos desenvolvidos pelo Projeto Pensacom/Brasil, vinculado à Cátedra Unesco/Metodista, que foi conduzido pelo professor José Marques de Melo.

Para ter acesso ao livro, acesse o site.