Ufal Conectada promove debate virtual para professores de Matemática e estudantes

Projeto acontece até dezembro e incentiva o gosto pela disciplina com materiais didáticos criados pelo grupo
Por Blenda Machado - estagiária de Jornalismo
10/09/2020 11h46 - Atualizado em 10/09/2020 às 15h44

O projeto de extensão ‘’Sem mais nem menos on-line’’, vinculado à Pró-reitoria de Extensão (Proex) pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Conectada, coordenado pela professora Viviane de Oliveira Santos do Instituto de Matemática da Ufal, vem desenvolvendo atividades com lives e webconferências para professores e estudantes do ensino fundamental II e do ensino médio. Os professores interessados podem se inscrever até o dia 20 de setembro através deste link.

As atividades acontecem até dezembro com o objetivo de responder perguntas feitas pelos estudantes nas aulas de Matemática. Dessa forma, tem como finalidade incentivar o gosto pela Matemática por meio da apresentação de materiais didáticos criados pelo grupo visando auxiliar a compreensão de conteúdos, bem como o desenvolvimento do raciocínio lógico, dentre outras habilidades.

Segundo a coordenadora Viviane de Oliveira Santos, as lives para estudantes e webconferências para professores serão ministradas de setembro a dezembro. “Apresentaremos lives direcionadas aos estudantes do ensino fundamental II e do ensino médio, desenvolvendo atividades de forma não tradicional utilizando poucos recursos, que sejam acessíveis e de fácil compreensão’’, disse.

‘’Além disso, discutiremos os resultados dessas atividades com os professores, promovendo um momento de formação, nas quais também compartilharemos nossas experiências com o intuito de auxiliar na utilização dos recursos apresentados nas lives em aulas on-line ou presenciais após a pandemia’’, completa dizendo a coordenadora Viviane de Oliveira Santos.

Sobre a segunda etapa

Em 2020, devido à pandemia do covid-19, o projeto de extensão Sem mais nem menos lançou o Sem mais nem menos on-line, uma adaptação do projeto original nesse momento em que estudantes e professores da educação básica estão desenvolvendo suas atividades de forma virtual.

O projeto Sem mais nem menos vem realizando há quatro anos um conjunto de ações que possibilitam a interação e participação de alunos e professores da rede pública com os discentes e docentes da Ufal. No período de maio a agosto de 2020, o projeto de extensão Sem mais nem menos on-line realizou a primeira etapa das atividades. Nessa etapa, foram feitos cinco encontros virtuais com os professores de Matemática da educação básica de diversos estados do país e sete lives para estudantes do ensino fundamental II e ensino médio.

Nas webconferências houve debates, propostas e relatos de experiências sobre o projeto. Nas lives foram apresentadas as atividades: O compasso do frevo, Jogo do Pontinho: os hexágonos das abelhas, Arraiá geométrico, Operadores: a simetria através das operações, Coordenando: resolvendo desafios através de coordenadas, Quilombo: a matemática da capoeira e do coco de roda e Guerreiro: o chapéu triangular.