Editora Universitária realiza posse de novo Conselho Editorial

Grupo terá papel decisivo na elaboração das novas políticas editoriais e em todo o planejamento estratégico para os próximos quatro anos
Por Jacqueline Freire – jornalista
16/06/2020 15h04 - Atualizado em 16/06/2020 às 15h47

O novo Conselho Editorial da Editora da Universidade Federal de Alagoas tomou posse na manhã dessa segunda-feira, 15 de junho, em ato virtual.  “A posse deveria ter ocorrido em março, mas, por conta da pandemia, adiamos e protelamos, sendo possível realizá-la somente agora. A posse ocorreu de maneira virtual, por meio da plataforma da RNP - Rede Nacional de Pesquisa”, explicou o diretor da Edufal, professor Elder Maia.

O ato de posse foi presidido pelo reitor Josealdo Tonholo, que, assessorado pelo chefe de Gabinete, Ubirajara Oliveira, e pelo diretor da Edufal, Elder Maia, apresentaram os novos membros do conselho. “Foi um ato simbólico de extrema relevância para a Edufal, que tem uma série de projetos em curso, como o Edital de Publicação de E-books relacionados à covid-19, lançado em junho”, disse professor Elder.

Ele explica ainda que o Conselho Editorial terá papel decisivo na elaboração das novas políticas editoriais e em todo o planejamento estratégico para os próximos quatro anos, além de aprovar o novo Regimento da Editora, entre outros aspectos.

O reitor Tonholo parabenizou a todos, deu-lhes as boas vindas e agradeceu, destacando a qualidade acadêmica dos novos membros do Conselho, além de ressaltar o protagonismo cultural, acadêmico e político que a Edufal vem assumindo no estado de Alagoas. Também destacou que voltam ao conselho nomes de larga experiência e destaque intelectual e que, em um passado recente, contribuíram muito para o fortalecimento da Edufal, como o professor Cícero Péricles, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) e o professor Bruno César, do Instituto de Ciências Sociais (ICS).

Os membros do conselho foram convidados de acordo com uma combinação de critérios, como o reconhecimento e a contribuição acadêmica; a representação das grandes áreas do conhecimento; a representação por camping e a experiência acumulada junto a gestão, especialmente à condução das políticas editoriais.

A primeira reunião de trabalho do Conselho já tem data, será no próximo dia 23, às 10h. Confira, em anexo, a portaria com o nome de todos os membros do Conselho Editorial da Edufal.

Conselheiros e Conselheiras:

• Elder Patrick Maia Alves (presidente - Edufal)
  • Fernanda Lins (Secretaria)
  • Rachel Rocha (ICS)
  • Cícero Péricles (Feac)
  • Gaus Silvestre (Ceca)
  • Maria Alice Oliveira (Fanut)
  • Maria Lessa (SIBI-Biblioteca)
  • Thiago Trindade (Campus do Sertão)
  • Adriana Nunes (Ifal-Arapiraca)
  • Jorge Oliveira (Cedu)
  • João Xavier (ICF)