Professora do CTEC produz podcasts sobre transporte e mobilidade urbana do Brasil

A transportista é o primeiro podcast do gênero no Brasil
Por Blenda Machado - estagiária de Jornalismo
29/05/2020 14h46 - Atualizado em 01/06/2020 às 14h04
Professora Jéssica de Lima (Ctec/Ufal)

Professora Jéssica de Lima (Ctec/Ufal)

Inovando durante este tempo de isolamento, a professora Jéssica de Lima do Centro de Tecnologia (Ctec), coordenadora do Programa de Extensão A Transportista, para divulgação científica sobre mobilidade e transportes, criou a série de podcasts para trazer informações qualificadas sobre transporte e mobilidade urbana de maneira acessível.

Com participação de convidados, o programa tem ido ao ar quinzenalmente e é dirigido a alunos e professores de Engenharia Civil, Engenharia de Transportes, Geografia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental.

A professora Jéssica conta que ‘‘existe um senso comum muito errado sobre as medidas efetivas em transportes e acredito que a melhor forma de combatê-lo é através da popularização do conhecimento sobre o tema’’.

No primeiro episódio, lançado dia 22 de abril, intitulado ‘‘Mercado de trabalho em transportes’’, Jessica entrevista Tânia Batistela Torres abordando o contexto do trabalho como engenheira de transportes no domínio público, privado e academia. O segundo foi ao ar dia 6 deste mês, e discutiu as start-ups em Mobilidade Urbana com Simony César, CEO da empresa Nina Mob. 

O terceiro episódio e mais recente foi produzido dia 23 de maio e aborda temas referentes à logística urbana, tendo a professora Leise Kelli da Universidade Federal de Minas Gerais como entrevistada. A professora Jessica Helena, conta que decidiu tomar essa iniciativa porque sendo fã de podcasts, é o programa que ela mesma gostaria de ouvir e não existia: um com especialistas em transportes falando sobre suas especialidades e com a oportunidade de aumentar o nível de conscientização sobre a área.     

Confira os episódios no Spotify:

1º Episódio - Mercado de trabalho em Transportes Episódio de atransportista

2º Episódio - E se eu quiser ter uma startup de mobilidade urbana? Episódio de atransportista

3º Episódio - Logística Urbana no Brasil e novos padrões de consumo pós-COVID19 Episódio de atransportista

Para mais informações, acesse @atransportista.