Inscrições abertas para o curso de licenciatura em Música

Serão 30 vagas; candidatos podem se inscrever até o dia 28
Por Janyelle Vieira - estagiária de Jornalismo
18/02/2020 15h30 - Atualizado em 18/02/2020 às 15h34

O processo seletivo para o curso de licenciatura em Música da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está com inscrições abertas para ingresso no ano letivo de 2020. A graduação, que tem entrada anual, é vinculada ao Campus A. C. Simões e tem ênfase em educação musical, instrumento ou canto. A ênfase em instrumento oferece: piano, violino, violão, clarinete e saxofone, novidade deste ano.

Podem concorrer às vagas ofertadas neste processo seletivo somente os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e que possuem certificado de conclusão do Ensino Médio, de diploma de curso superior ou aqueles que comprovarem conclusão do Ensino Médio na data da pré-matrícula.

De acordo com o coordenador do curso Flávio Ferreira, para o ingresso, não é necessário ter experiência como músico mas ter passado por um processo de iniciação que possibilite se desenvolver no curso. “Muitos dos nossos alunos fizeram essa iniciação em bandas de música, igrejas e projetos sociais. Para realizar o curso, além da formação musical básica, o estudante precisa de vontade de estudar, interesse de crescer como músico e professor e dedicação” explica.

As inscrições podem ser realizadas pelo site www.copeve.ufal.br até às 23h59 do dia 28 de fevereiro. Para confirmação da inscrição, o candidato deverá pagar uma taxa no valor de R$ 60,00. O pagamento deste valor deverá ser feito por meio da Guia de Recolhimento Único da União (GRU), disponível também no site da Copeve. 

A seleção visa preencher 30 vagas e será composta por duas etapas. A primeira etapa será a realização do teste específico de música, de caráter eliminatório, composto de uma prova escrita, uma prova de percepção musical e uma prova de performance musical. 

Ainda segundo Flávio Ferreira, o teste específico de música é indispensável. “Um curso superior de música não é um curso de iniciação musical, mas um curso para formação do profissional da música, seja artista ou professor e o teste tem o objetivo de verificar se o candidato tem os conhecimentos básicos necessários para cursar as disciplinas integrantes do projeto pedagógico do curso”, destaca. 

A prova de percepção musical será composta por quatro atividades: imitação rítmica, imitação melódica, execução rítmica e solfejo. A imitação rítmica e a imitação melódica avaliarão a condição do candidato em relação a ouvir e imitar excertos rítmicos e melódicos. A execução rítmica e o solfejo avaliarão a condição do candidato em executar excertos rítmicos e solfejar. 

A prova de performance musical terá como objetivo avaliar a prática instrumental ou vocal do candidato e será realizada conforme a habilitação escolhida. A coordenação do curso de graduação em Música colocará à disposição dos candidatos os instrumentos: piano ou teclado e bateria. Caso o candidato considere necessária a utilização de outro instrumento musical, assumirá a responsabilidade de providenciar o instrumento para utilização. 

Para a segunda, somente os candidatos aprovados na etapa anterior serão classificados em ordem decrescente segundo a média aritmética obtida pela nota final do teste específico de música, juntamente com as notas das 04 áreas de conhecimento e a nota de redação do Enem 2019. 

As provas serão realizadas a partir do dia 15 de março e o resultado final será divulgado até o dia 26 do mesmo mês.

Conforme o coordenador do curso, a licenciatura formará o professor de música de forma coerente ao mercado de trabalho local. “Tem demanda para professores de música para a escola regular, mas, também, para igrejas, bandas de música, projetos sociais e escolas de música. Em Alagoas, o mercado de trabalho para professores de música é maior. Este é mais um motivo de a licenciatura ser uma formação interessante”

Ele complementa que para ser um professor de música competente, é necessário uma boa formação pedagógica, musical e em educação musical. “O curso oferece disciplinas em todos esses segmentos. As disciplina pedagógicas e de educação musical que são as comuns para a formação do professor de música e as disciplinas específicas das ênfases para a formação do musicalizador, do professor de canto e do professor de instrumento” acrescenta. 

Mais informações podem ser encontradas no edital