Servidores novos da Ufal participam de programa de inserção on-line

Gestores acolheram os recém-nomeados e deixaram mensagens de otimismo para a missão na Universidade
Por Manuella Soares - jornalista
20/10/2020 14h51 - Atualizado em 20/10/2020 às 21h09

O encontro foi virtual, mas a acolhida é de “uma grande família”, como mencionou a vice-reitora Eliane Cavalcanti durante a abertura do 1º Programa de Inserção de Novos Servidores (Pins) na modalidade on-line. Desta terça-feira (20) até a quinta (22), 25 técnicos e 37 docentes recém-nomeados participam das atividades do Pins para conhecer melhor a Universidade Federal de Alagoas.

O reitor Josealdo Tonholo abriu a programação do primeiro dia dando as boas-vindas e ressaltando a importância do servidor acreditar no seu papel transformador na sociedade: "A Universidade tem obrigação de trazer e está trazendo propostas inovadoras, ainda mais neste momento de retomada. Temos que nos reinventar quanto à forma de ensinar, de nos relacionar e viver. Temos que mostrar que um país educado e mais justo é possível. Estamos presentes em toda Alagoas, que é um Estado que pede mudanças urgentes. Estas mudanças virão quando tivermos educação de qualidade! São muitos desafios, ainda mais considerando os frequente ataques que os servidores públicos têm recebido. É com muito orgulho que recebemos os novos servidores que vêm somar suas energias nesta nobre missão!".

Durante todo o dia a programação contempla apresentações das pró-reitorias, destacando as principais ações de cada uma delas, e as explanações sobre toda área de gestão. Também são apresentados os sindicatos e o funcionamento de instrumentos para desenvolvimento de pessoas dentro da Universidade, a exemplo do Siass, Avaliação de Desempenho, Capacitação, SIG e outros departamentos.

O pró-reitor de Gestão de Pessoas e do Trabalho, Wellington Pereira, se colocou à disposição dos novos servidores para esclarecer dúvidas e mostrou os principais eixos de atuação da Progep no apoio aos técnicos e docentes da Ufal. Ele avaliou como essencial esse contato mais direcionado ao universo da instituição, mesmo que remotamente.

“É uma demonstração afetiva de acolhimento a esses servidores. Acolher, para que possam a cada dia sentirem-se parte integrante da Universidade, tornarem-se protagonistas de suas e de novas histórias a favor do aperfeiçoamento da educação pública. Acolher é mais que um ato; é, acima de tudo, uma atitude de agradecimento, respeito e nobreza. Representa uma postura de dividir experiências, de gerar envolvimento e conhecimento mútuo. O Pins tem essa finalidade: gerar atos que expressem responsabilidades compartilhadas”, ressaltou Pereira.

A vice-reitora, que também participou do acolhimento, deixou uma mensagem de otimismo para os participantes desse 1º Pins virtual. “Carinhosamente eu abraço todos vocês. Um dia eu também fiquei com várias perguntas, como vocês. A gente é servidor público por essência, cada dia é uma batalha diferente, uma vontade de fazer diferente. É isso que move a nossa Universidade e faz com que ela seja grande, forte, seja, definitivamente, do nosso povo”, destacou Eliane.

Nos dois últimos dias as programações serão voltadas para técnicos e docentes de forma separada, com organização do Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (Proford) para os professores da Ufal, que têm participação obrigatória.