Ufal alerta sobre golpe usando nome da Instituição

Nomes de docentes da Universidade foram usados para divulgar falsas vagas de trabalho temporário
Por Ascom Ufal
08/04/2019 17h04 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h06
Intuito da mensagem é de obter informações pessoais e obter vantagens financeiras.

Nas últimas semanas, e-mails fraudulentos sobre uma suposta seleção para prestação de serviço estão circulando entre a comunidade universitária da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A mensagem oferece vagas de trabalho em vestibulares e concursos de universidades federais como a do Paraná (UFPR) e da própria Ufal.

Ainda segundo a mensagem, os trabalhos ocorreriam nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Uberlândia e Salvador e Maceió, entre os meses de abril e junho. O e-mail, direcionado a estudantes de pós-graduação e docentes, induz os interessados a realizar um depósito em dinheiro para assegurar a suposta vaga de emprego. Entretanto, a seleção não existe e o intuito é apenas de coletar informações pessoais e obter vantagens financeiras.

Caso receba e-mail com o assunto Prestação de serviço temporário sem vínculo empregatício, não forneça nenhuma informação nem realize transferência de valores. Ignore o conteúdo e marque a mensagem como spam

A Ufal esclarece que não realiza contratação de pessoal por indicação e sem respeitar o ordenamento jurídico vigente, não ocorrendo seleção de candidatos dessa maneira.  Da mesma forma, elucida que não mantém banco de cadastro de colaboradores. A instituição também reforça que todos os processos seletivos ocorrem por meio de edital público divulgado nos canais oficiais da Universidade.