Professor colabora com estudo sobre as proteínas no diagnóstico da tuberculose

Trabalho foi publicado em um dos mais importantes periódicos de ciências do mundo
Por Pedro Ivon – estagiário de Jornalismo
07/08/2018 09h26 - Atualizado em 08/08/2018 às 09h59
Professor Victor Santos, da Ufal em Arapiraca

Um dos mais importantes periódicos científicos no campo das doenças infecciosas, o Clinical Microbiology and Infection (CM&I) publicou um estuado com participação de vários pesquisadores do mundo, entre eles, o professor Victor Santana Santos, do Campus Arapiraca da Ufal. Com mais de 4,1 milhões de casos de tuberculose não diagnosticados por ano em todo o mundo, o objetivo da pesquisa foi saber se proteínas de Fase Aguda e IP-10 (utilizadas como marcadores da fase aguda de inflamação e infecção) poderiam ser utilizadas para um teste de triagem para tuberculose.

De acordo com o professor Victor, o estudo foi idealizado em novembro de 2016, durante seu doutorado sanduiche no Reino Unido, em uma conversa com o professor Luis Cuevas, da Liverpool School of Tropical Medicine, no Reino Unido. A partir desse momento, foi estabelecido contato com outros pesquisadores de outras partes do mundo, que atuam nessa mesma área. Dentre os que contribuíram, estão pesquisadores da Nigéria, Moldova, Espanha, Dinamarca, Itália e Suíça. Fora o Reino Unido, já mencionado, e o Brasil, com pesquisadores da Ufal e da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Embora a interação tenha sido realizada por meio eletrônico, o professor Victor já possuía uma parceria com os pesquisadores da faculdade de Liverpool. “Com o professor Luis Cuevas tenho desenvolvido diversos estudos, dos quais já resultaram importantes publicações e outras que ainda estão em curso. Temos o interesse de conduzir mais estudos em colaboração em Alagoas e estamos aguardando oportunidades de financiamento”, afirmou Victor Santos.

Como método para a realização do estudo Acute phase proteins and IP-10 as triage tests for the diagnosis of tuberculosis: a systematic review and meta-analysis, os pesquisadores procuraram em bancos de dados de periódicos usando os termos proteínas de fase aguda, IP-10, triagem, tuberculose, diagnóstico, etc. Depois extraíram a sensitividade e a especificidade dos biomarcadores, explorando metodologias diferentes para explicar a variação nas performances. Pacientes com tuberculose têm demonstrado concentrações plasmáticas elevadas de certas proteínas de fase aguda, assim como a IP-10.

Como resultado, foram identificados 14 estudos sobre a proteína C-reativa, quatro sobre a interferon-gamma inducible protein 10 (IP-10) e apenas um sobre a α-1-acid glycoprotein (A1AG). Através disso, de acordo com o professor Victor Santos, foi possível verificar que a proteína C-reativa é um bom marcador como teste de triagem para detectar indivíduos com tuberculose, enquanto a evidência disponível para a IP-10 é de baixa qualidade.

Com o professor Luis Cuevas liderando um estudo na África, usando os testes realizados, em breve, haverá resultados confirmatórios da pesquisa como um todo. Lá os pesquisadores estão estudando a possibilidade de integrar os testes de proteína C-reativa e/ou IP-10 à rotina de triagem de pacientes suspeitos de ter tuberculose, e então, encaminhar para um teste confirmatório. Após esse estudo será possível avaliar o impacto do uso desses biomarcadores para a sociedade. “Isso poderá não só aumentar a capacidade diagnóstica que temos hoje, assim como será um recurso com um bom custo-benefício”, afirmou o professor do Campus Arapiraca.