Docente do IC colabora com série de livros sobre informática na educação

Material, apoiado pela SBC, está disponível on-line e o acesso é gratuito
Por Ascom Ufal
23/11/2018 10h40 - Atualizado em 26/11/2018 às 16h27

Os interessados pela informática na educação têm disponíveis para consulta, de forma digital e gratuita, mais uma nova coleção de livros da área. A série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação, apoiada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), está disponível neste endereço, e o conteúdo contou com a colaboração do professor do Instituto de Computação (IC) da Ufal, Ig Ibert Bittencourt.

A série é formada por três livros: o volume um aborda a Concepção da pesquisa; o dois apresenta a Pesquisa quantitativa; e o terceiro, a Pesquisa qualitativa. Há a previsão de 38 capítulos, dos quais 17 já se encontram on-line e disponíveis também para download no formato PDF.

O pré-lançamento das publicações ocorreu no Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2018), realizado no final de outubro em Fortaleza, Ceará, pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), e contou com participação dos integrantes do IC e do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) da Ufal.

Os pesquisadores Patricia Jaques Maillard (UNISINOS), Pimentel Mariano (UNIRIO) e Sean Siqueira (UNIRIO) também coordenaram o trabalho de edição da série de livros que foi lançada.

Além da participação do docente Ig Ibert Bittencourt na organização da série, há os seguintes capítulos com autoria de integrantes do NEES Ufal: Mapeamento Sistemático e Revisão Sistemática da Literatura em Informática na Educação", de Diego Dermeval, Jorge Artur Coelho e Ig Ibert Bittencourt; e Desenvolvimento de questionários e aplicação na pesquisa em Informática na Educação, de autoria de Jorge Artur Coelho, Josmário Albuquerque e Gustavo Souza, este último do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

Docente da Ufal integra editoria da Revista Brasileira de Informática na Educação

Ainda durante a realização do CBIE 2018, o docente da Faculdade de Medicina e integrante do NEES, Diego Dermeval, foi integrado ao corpo editorial da Revista Brasileira de Informática na Educação. O periódico conta com parcerias de pesquisadores nacionais e internacionais, além de dispor de 26 volumes com publicação regular desde 1997, mantida pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) e a Sociedade Brasileira de Computação (SBC).